Home ACTUALIDADE Memba: Ataque terrorista era no âmbito de resgate de antigos terroristas

Memba: Ataque terrorista era no âmbito de resgate de antigos terroristas

0
128

Memba (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mithopue, no posto administrativo de Lúrio, no distrito de Memba, contaram que os terroristas que na sexta-feira da semana passada atacaram aquela circunscrição vinham em busca de membros do grupo que se encontravam num bairro vizinho.

Fontes bem identificadas, mas que pediram ao anonimato, asseguraram ao Ikweli que “as pessoas que vieram semear terror aqui são recrutadores. Haviam membros dos Alshababes que tinham vindo para o bairro de Okhole, e eles vinham levar a eles mesmo para voltarem a Cabo Delgado”.

Outras fontes contaram ainda que “estes membros dos Alshababes que estavam aqui em Okhole estavam a mandar mensagens para virem ser resgatados, porque eles não estavam a conseguir passar por causa dos militares do governo”, referindo que “os mesmos são jovens de Okhole, e vinham como se estivessem de férias para recrutar mais pessoas”.

Em Mithopue, o grupo de homens armados vandalizou 4 infra-estruturas, dentre casas e estabelecimentos comerciais, e nossos contactos locais apontam que “levaram todos os medicamentos que estavam na casa de um socorrista (agente polivalente de saúde)”, e mais tarde regressaram sem atacar mais.

Os bairros de Mithopue e Okhole localizam-se próximos das margens do rio Lúrio, e estão a vista com o distrito de Mecufi, na vizinha província de Cabo Delgado. (Redação)