Home ACTUALIDADE Detidos somalianos por tráfico e consumo de drogas em Nampula

Detidos somalianos por tráfico e consumo de drogas em Nampula

0
58

Nampula (IKWELI) – Dois cidadãos de nacionalidade somaliana estão a contas com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), em Nampula, indiciados de tráfico e consumo de drogas naquele ponto do norte do país.

A porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, disse a imprensa que em um trabalho de rotina, no aeroporto internacional de Nampula, realizado na última sexta-feira (5), foram verificadas bagagens destes indivíduos contendo a droga em referência.

Segundo a mesma fonte, na ocasião foram apreendidos 168 quilogramas de mirá transportadas em voo proveniente do Kenya.

“O tráfico e consumo do mirá é considerado crime no nosso país, uma vez que contem uma substância denominada Catinona que possui, igualmente, efeitos da anfetamina, por isso que é considerado crime. Os mesmos cidadãos eram proprietários da bagagem e encontram-se detidos aguardando trâmites subsequentes para a sua responsabilização”, explicou Tsinine, para quem “a droga é proveniente da Somália, mas o voo era proveniente da capital queniana, Nairobi que teve escala na província de Nampula”.

Refere-se que o destino da droga apreendida era mesmo a província de Nampula, onde os proprietários planejavam vender para cidadãos de diferentes nacionalidades, num valor de cerca de 550,00Mt (quinhentos e cinquenta meticais) cada molho. Igualmente, um dos indiciados assume ser proprietário e avança que para além de traficante, é também consumidor do Mirá, usando como produto energético, ou seja, café. (Esmeraldo Boquisse)