Nampula (IKWELI) – A conceituada jovem cantora moçambicana, Filomena Maricoa, é a primeira embaixadora da recém-criada marca FAGENA (Feira Anual de Gemas de Nampula), que outrora era evento de promoção de produtos minerais.
A FAGENA foi criada no ano de 2016, com o propósito de publicitar e promover os diferentes produtos da classe mineira que, destacadamente, ocorrem na província mais populosa do país.
Na última sexta-feira, o governo de Nampula, através das direcções provinciais da Cultura e Turismo e Recursos Minerais e Energia, realizou a “Gala Provincial da Cultura”, cujo pico foi anúncio da cantora Maricoa como sendo o novo rosto publicitário da FAGENA.
De acordo com Olavo Deniasse, director dos Recursos Minerais e Energia de Nampula, a escolha de Filomena Maricoa para embaixadora da marca tem em vista reconhecer o empenho da artista, bem como valorizar a cultura moçambicana a partir de exemplos locais.
Assim, de acordo com o que apuramos das autoridades do sector dos Recursos Minerais e Energia, a nova embaixadora da FAGENA será vestida de jóias produzidas com base nos minérios extraídos localmente em cada viagem internacional que ela for a realizar em missão de trabalho artístico-cultural. Para o efeito, já há uma empresa de jóias, cujo nome não apuramos, que estará a disponibilizar as mesmas para Filomena Maricoa a custo zero. (Sitoi Lutxeque)