Distrito de Nampula não conseguiu inscrever alunos suficientes para a 1ª classe

Nampula (IKWELI) – O distrito de Nampula, no norte do país, não alcançou a meta de matricular cerca de 40 mil alunos de novos ingressos para a 1ª classe do Sistema Nacional de Ensino (SNE) para o ano lectivo de 2019, segundo dados facultados pela direcção da Educação local.

O director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Nampula, Henriques José, disse ao nosso jornal que da meta, apenas 29% é o que foi alcançado, o equivalente a pouco mais de 11.500 alunos.

A nossa fonte avançou que apenas duas escolas atingiram as metas atribuídas, nomeadamente Escola Primária e Completa 7 de Setembro e a de Mapara.

Para reverter o cenário o sector da Educação tentou mobilizar os pais e encarregados de educação mas, mesmo assim, quase que nada mudou.

“O distrito de Nampula é um dos que regista maior procura pelos serviços de educação, por isso quando até essas alturas não conseguimos atingir as metas, é difícil interpretar”, disse o dirigente.

Face a esta situação, os SDEJT de Nampula viram-se obrigados a prorrogar com o processo de matrículas até ao dia de levantamento estatístico, vulgo 3 de 3.

Com esta medida, acredita o nosso interlocutor, que o número poderá chegar aos 50 por cento, uma vez persistir o hábito dos pais e encarregados de educação de deixar tudo para o arranque das aulas.

“E porque não podemos deixar as crianças de fora, enquanto não alcançarmos com as metas vamos aceitar mais ingressos”, assegura o director José.

Recorde-se que as matrículas para as classes iniciais terminaram, oficialmente, no dia 31 de Dezembro de 2018.

O distrito de Nampula conta, actualmente, com 120 escolas, destas 14 são do ensino secundário geral, com a previsão de entrada em funcionamento de mais uma nova escola secundária, ainda este ano. (Constantino Henriques)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img