Morte do Elvino Dias representa crescente ameaça aos operadores do Direito em Moçambique-AMJ

Maputo (Ikweli)- A associação Moçambicana de Juízes (AMJ) considera que a morte do advogado Elvino Dias e do mandatário nacional do Podemos, Paulo Guambe, representa crescente ameaças aos operadores do Direito no país.

Segundo, o comunicado emitido neste sábado, a Associação Moçambicana de Juízes (AMJ) manifesta, com profunda indignação, pesar e veemente condenação ao brutal assassinato “Este acto covarde e hediondo representa um ataque não apenas à vida de um profissional dedicado, mas também à própria justiça e ao Estado de Direito em Moçambique.

O Dr. Elvino Dias era um defensor incansável da legalidade, conhecido pelo seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e a justiça social. A sua morte não deve ser vista como um facto isolado, mas como um sinal alarmante das crescentes ameaças que pairam sobre os operadores do Direito em nosso país.”

A AMJ exige das autoridades competentes uma investigação célere, imparcial e rigorosa, que traga à luz os responsáveis por este assassinato e os leve a barra da justiça. Porém reconhece que este crime, tal como outros atentados contra advogados e magistrados, visam enfraquecer o sistema judicial e intimidar aqueles que, com coragem e firmeza, se levantam em defesa dos direitos dos cidadãos.

“Este momento trágico deve servir para reforçar o nosso compromisso colectivo com a luta por um sistema de justiça independente, transparente e que proteja todos os seus membros contra qualquer forma de violência e intimidação. A AMJ estende as suas mais sinceras condolências às famílias do Dr. Elvino Dias e do nacional Paulo Guambe, amigos e colegas de profissão, neste momento de luto e dor. Reafirmamos o nosso compromisso de, como agremiação, trabalhar incansavelmente contribuindo no sentido de que os operadores do Direito em Moçambique não sejam silenciados por qualquer das formas, máxime, pela violência” termina o documento dos juízes. (Nelsa Momade)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img