CDD rende homenagem a Alice Mabota

Nampula (IKWELI) – O Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD) rendeu homenagem a activista de direitos humanos, Alice Mabota, durante a formalização da Rede Nacional de Defensores dos Direitos Humanos, realizada na última terça-feira (6).

A homenagem, segundo apurou o Ikweli, é em reconhecimento do papel que a Dra. Alice Mabota sempre desempenhou na defesa, promoção e monitoria dos direitos humanos em Moçambique.

A Rede Nacional de Defensores dos Direitos Humanos é uma iniciativa da sociedade civil que tem como objectivo fortalecer a capacidade e a resiliência dos defensores dos direitos humanos, bem como melhorar a sua protecção e segurança no âmbito da sua missão de defender a dignidade humana, lutar contra injustiças e impedir o fechamento do espaço cívico.

A rede visa ainda potenciar os defensores dos direitos humanos e do espaço cívico para que tenham maior consciência dos riscos associados ao seu trabalho e das necessidades que têm em termos de protecção. Defensores dos direitos humanos são todos os activistas que se preocupam e lutam pela defesa, protecção e promoção dos direitos humanos nas mais variadas áreas, como de gênero, criança, ambiente, transparência, corrupção, governação, democracia, terra, indústria extractiva e nas eleições.

O estabelecimento da rede acontece numa altura em que Moçambique atravessa uma fase bastante crítica, marcada não só pela crescente violação dos direitos humanos – sobretudo em Cabo Delgado, mas também pelo fechamento do espaço cívico, através da repressão, intimidação e perseguição de defensores dos direitos humanos. (Redação)

Hot this week

Pelo menos 60 pessoas vão ser submetidos a cirurgia de correção de estrabismo no HCN 

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 60 pessoas, vivendo com...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img