Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariano Abdula, destacou, nesta sexta-feira (16), que o planeamento familiar não deve ser tarefa exclusiva da mulher, convidando aos homens para envolverem-se activamente na prática.
O governador, que falava durante a Reunião Provincial de Advocacia para o Planeamento Familiar, lembrou a necessidade de se abordarem estratégias que reduzam o número de nascimentos a nível da província.
“Nampula é uma província de famílias numerosas, e os filhos são para nós uma bênção, são a nossa continuidade, a nossa força. Quando falamos de planeamento familiar não estamos a falar contra a família, estamos a falar a favor da saúde da família, a nossa própria fé e a tradição já nos ensina o que é planear. O livro sagrado recomenda que as mães amamentem seus filhos durante dois anos completos, e a ciência confirma o que a fé já sabia,” disse o governador
Ainda na ocasião, Abdula mostrou-se preocupado com as consequências trazidas pela falta de planeamento na vida das raparigas. “1 em cada 3 raparigas torna-se mãe antes dos 18 anos, muitas abandonam a escola e seus sonhos, tornando-se mais vulneráveis, por isso dizemos que o planeamento familiar não é apenas uma questão de saúde, é uma questão de dignidade, responsabilidade e acima de tudo de oportunidades.”
Aos homens, a recomendação foi clara, que também adiram ao planeamento familiar. “Queremos fazer um apelo especial aos homens de Nampula, se os filhos são de ambos, porque razão há-de caber apenas a mulher a responsabilidade de fazer o planeamento familiar. Um verdadeiro homem, protege a saúde da sua família. Esta reunião não deve servir apenas para repetir aquilo que todos já sabemos, os problemas já estão identificados, conhecemos as barreiras sociais, as limitações nos serviços, o que precisamos agora é de respostas e compromisso,” fincou.
A Directora Provincial de Saúde, Selma Xavier, por sua vez, garantiu que o encontro abre espaço para advocacia, discussão sobre a mortalidade materna, assim como o emponderamento das famílias, dos jovens e das meninas em particular. (Felismina Maposse *Foto: Belto Samuel)





