Namicopo: Vendedores “assaltam” passeio do bispo

Nampula (IKWELI) – Os passeios localizados nas proximidades da Casa Episcopal, no bairro de Namicopo, cidade de Nampula, estão a ser transformados num mercado informal, situação que tem despertado preocupação dos moradores e utentes daquela zona.

Nos últimos tempos, o espaço tem registado uma crescente concentração de vendedores, com alguns comerciantes a abandonarem bancas nos mercados formais, incluindo o Waresta, para se instalarem junto àquelas instalações missionárias.

A situação levanta preocupações devido à proximidade da estrada e de um centro de saúde e casas dos religiosos, mas apesar dos riscos, alguns cidadãos defendem a existência daquele ponto de venda, alegando que facilita o acesso a diferentes produtos.

“Esse mercado nos ajuda muito, aqui quase vendem um pouco tudo, estamos bastante tempo que não estamos a pensar em ir no Waresta, mas também vejo que esse mercado é muito pequeno e está na estrada e se enche muito, então isso é complicado”, disse Muaija Abibo.

Por outro lado, Rafael Saíde condena a localização do mercado, apontando os efeitos que a concentração de vendedores pode causar à imagem das instalações religiosas e à circulação de pessoas e “isso é complicado, eu pensei que o município já deveria procurar maneiras daquela situação, mas o mercado está sempre a crescer e aqui há muito bandidos”.

Entretanto, a vereadora do pelouro de Mercados e Feiras no Conselho Municipal de Nampula, Cheila Casambai, reconhece a existência do problema, mas explica que, neste momento, a edilidade está igualmente concentrada na intervenção em outros mercados da cidade, nomeadamente Belenenses, Waresta e Assanito.

“Do momento não posso avançar nada porque é um problema que precisamos entrar no terreno junto da nossa equipa para ver junto com o posto administrativo de Namicopo identificar um local, ainda estamos a fazer um trabalho nesse sentido, não temos algo assim palpável para comunicar. Não posso adiantar nada neste momento, porque ainda é algo que identificamos e vimos esse problema e estamos a ver qual estratégias que podemos fazer em relação aquele ponto”.

Segundo apurou o Ikweli, o crescimento do mercado informal tem provocado uma maior ocupação dos passeios e das zonas próximas da estrada, com vendedores e compradores a disputarem um espaço que não foi concebido para funcionar como mercado. Além das preocupações relacionadas com a circulação e segurança, a situação começa a levantar questões de saúde pública, sobretudo devido à concentração de pessoas, a venda de produtos junto à estrada e a possibilidade de acumulação de resíduos sólidos, enquanto se espera por uma solução definitiva por parte das autoridades municipais. (Malito João)

Hot this week

Alunos da cidade de Nampula aprendem sobre prevenção à incêndios

Nampula (IKWELI) – O Serviço Nacional de Salvação Pública...

Motoristas de Nacala acusados de transformar combustível em seu novo de negócio

Nacala (IKWELI) – Certos cidadãos da cidade de Nacala,...

Secretário-Geral da FRELIMO apela ao reforço da coesão e união para a realização com êxito do XIII Congresso em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Secretário-Geral da FRELIMO, Chakil Aboobacar,...

Vinte e cinco supostos criminosos detidos em Nampula

Nampula (IKWELI) – Pelo menos vinte e cinco indivíduos...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img