PODEMOS está em crise no maior círculo eleitoral do país

Nampula (IKWELI) – O partido PODEMOS na província de Nampula, maior círculo eleitoral no país, tem vindo a enfrentar uma crise interna, situação sobre a qual pouco se fala, mas que, nos próximos tempos, poderá dividir aquilo que era considerado, no passado, como uma casa de esperança para o povo moçambicano.

Há meses, o secretário-geral do partido, Caetano Mussacaze, durante a sua visita à província de Nampula, anunciou a realização de uma conferência provincial, inicialmente prevista para o dia 11 de Setembro, para se “exprimir a roupa molhada”, evento que acabou por não acontecer. A situação está a preocupar vários membros do partido, que consideram que esta seria a única via para resolver os problemas daquela formação política.

A promessa da conferência provincial tinha sido feita pelo secretário-geral na Ilha de Moçambique, depois de um trabalho com jornalistas, evento que ficou para a história, enquanto a situação de murmúrios entre os membros continua a ferver nos bastidores.

Numa entrevista, Caetano Mussacaze justificou que a realização da conferência provincial para o dia 11 de Setembro era somente uma promessa que não tinha “pernas para caminhar″. “Foi uma proposta do secretariado-geral, não tinha sido ainda aprovado, o que nós queríamos não é só juntar as pessoas para o conselho provincial especificamente, queríamos racionalizar os custos, a partir de hoje vamos ter uma conferência de imprensa para comunicar as primeiras reuniões de formação e planificação a nível nacional. Nessas formações estarão todas estruturas do distrito, elas vão aproveitarem essa oportunidade para que também tenham um espaço para que as estruturas provinciais possam se reunir nesse conselho provincial. Então naquela altura, quando dizemos dia 11 foi uma proposta, mas, no entanto, a sede política só veio a provar no final de agosto, não dava jeito de realizar essa formação e acontecer em Nampula, e não só a outra vertente é que deveria iniciar em Maputo cidade e província, então mudou o calendário foi aprovado outro calendário pelo conselho político para 16 e 17 de Outubro”.

A fonte explicou que a alteração do calendário está relacionada com a morosidade na aprovação do plano de formação pelo Conselho Político do partido e não pelo congelamento dos fundos financeiros como vem se falando por alguns membros do partido na província de Nampula. “O conselho político só aprovou isto no final de agosto, fomos obrigados a refazer o calendário”.

Questionado sobre a logística do evento, o secretário-geral disse que “neste momento estamos concentrados da formação de Maputo logo após, estou a dizer a partir de segunda-feira, começamos a tratar a logística de Nampula, será Nampula e Zambézia. Esta sexta-feira e sabido para Maputo província e Maputo cidade”.

Neste conselho que supostamente prevê-se acontecer no mês de Outubro, o número de participantes estima-se em cerca de 500, contando com formadores que vêm de Maputo e Sofala.

Enquanto o tempo não chega, os conflitos no partido PODEMOS vão se arrastando, e o secretário-geral do partido aponta a falta de entendimento sobre a dinâmica da formação política. “Não estão a entender esta dinâmica, porque o membro deve ser capaz de perceber porque que nós não realizamos dia 11 e vamos realizar no dia 16 de Outubro, então isso não pode gerar confusão, temos estrutura em Nampula funcional e não pode ser uma imposição”, terminou. (Malito João)

Hot this week

CAVAME-d: Governador de Nampula defende transformação imediata de memorandos alcançados em projectos

Nacala (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Primeiro leilão de rubis em Moçambique arrebatou mais de 200 mil dólares em Nacala

Nacala (IKWELI) - A estreia da primeira edição do...

Estado encaixa mais de 19 milhões de meticais com venda de minerais apreendidos

Nacala (IKWELI) - O segundo dia da Feira Anual...

Governador de Nampula garante que Muecate estará plenamente acessível antes da época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nampula: Secretário de Estado apela ao reforço da promoção da saúde entre os jovens

Nampula (IKWELI) – O secretário de Estado na província...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img