
Nampula (IKWELI) – O bairro de Napipine, nos arredores da Universidade Rovuma, acordou agitado nesta quinta-feira (27) na sequência de um roubo ocorrido numa residência, de onde, indivíduos até agora não identificados, terão levado praticamente todos os bens existentes no interior da casa.
Segundo informações recolhidas no local, os suspeitos terão iniciado a sua acção no dia anterior, ao roubarem um tubo PVC de canalização de água que ligava a casa de banho a um dreno. No dia seguinte, terão regressado ao local e arrombado a porta de uma residência vizinha de construção precária, de onde levaram diversos bens.
Uma das nossas fontes ouvida no local e que não quis se identificar explicou que “ao amanhecer, quando passava pelo caminho para buscar água no poço, vi a porta dessa casa caída no chão e admirei, até que dava para ver completamente o interior da casa e pedacinhos da parede da porta no chão, assim como a porta, fui chamar outros vizinhos para juntos vermos e também chamamos familiares dos proprietários da casa.”
Outro morador, identificado como Yuri, afirmou ao Ikweli que aquela não é a primeira vez que a zona é alvo de roubos diversos. “Outra vez, numa outra casa, de dia, os donos saíram ao mercado logo quando regressaram a porta estava com a fechadura danificada e o telefone que estava lá dentro a carregar teriam roubado. Segundo ele, esta já seria a terceira ocorrência do género, situação que tem deixado os moradores preocupados e assustados. Aqui no bairro a pessoa não pode esquecer nada fora ou na casa de banho ao voltar a coisa já não estão lá, eles levam tudo que apanham sejam baldes da casa de banho até sabão e pasta de dentes somem, é triste o que estamos a passar aqui no bairro,” avançou a fonte
No local, a nossa equipa acompanhou de perto a chegada dos proprietários da residência, os quais não quiseram dar muitos detalhes, mas confirmaram que os malfeitores levaram praticamente todos os bens.
Os residentes apelam às autoridades competentes para reforçarem a vigilância e adoptarem medidas que possam travar a onda de criminalidade que, segundo os moradores, tem afectado aquela zona do bairro de Napipine arredores da UniRovuma. (Higino Carlos)






