
Nampula (IKWELI) – Um técnico afecto ao Banco de Sangue do Hospital Central de Nampula (HCN) encontra-se detido, desde a semana passada, por suspeita de venda de três unidades do líquido vital no valor de 3.000,00Mt (três mil meticais).
A informação foi avançada pelo responsável do Banco de Sangue do HCN, Acácio José, que explicou que o sangue, ora vendido, era destinado para uma paciente internada naquela unidade sanitária.
Segundo José, a detenção ocorreu na sequência de uma denúncia apresentada ao Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula (GPCC-NPL), no passado dia 4 de Agosto, tendo os investigadores localizado o técnico no hospital, onde este confirmou ter recebido o valor de 3.000,00Mt.
“Queremos confirmar as informações que rondam nas redes sociais sobre o envolvimento de um colega que neste momento está detido por venda de sangue, a denúncia feita por parte do Gabinete Combate a Corrupção e em colaboração com a Polícia da República de Moçambique”.
O responsável do Banco de Sangue da HCN condena a situação que levou o seu colega às celas, enquanto apela denúncia caso haja mais casos. “o Hospital Central de Nampula não compactua com os actos ilícitos e pedimos a comunidade para que denuncie a cobrança de sangue, também a unidade sanitária tem feito grandes esforços através de doações com vista a garantir o stock de sangue para os pacientes que necessitam”. (Nelsa Momade)






