
Maputo (IKWELI) – A ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, defende que o futuro do Ensino Superior em Moçambique passa pela inovação, inclusão e maior ligação com as necessidades de desenvolvimento do país.
A governante falava na terça-feira (7), em Maputo, durante o encerramento da Conferência Nacional do Ensino Superior, onde manifestou satisfação pelos resultados alcançados no encontro.
Segundo Samaria Tovela, a conferência criou bases importantes para a construção de um Plano Estratégico do Ensino Superior 2027-2036, através da contribuição de diferentes intervenientes do sector.
A ministra assegurou que o Governo continuará a promover o diálogo com o Subsistema do Ensino Superior, instituições académicas e parceiros, com vista à elaboração de um documento consensual e inclusivo.
Durante o seu discurso de encerramento, a dirigente destacou que os debates realizados permitiram identificar desafios, constrangimentos e propostas de solução para fortalecer a qualidade do ensino superior no país. Para a governante, as discussões constituem um passo importante rumo à consolidação de um sistema de ensino superior de excelência.
Samaria Tovela sublinhou ainda que as prioridades definidas para o Plano Estratégico do Ensino Superior 2027-2036 devem responder aos desafios actuais e preparar as instituições para novos modelos de desenvolvimento “Isto significa que devemos superar a inércia de um país com tudo para dar certo. Devemos deixar para trás modelos antigos e assumirmo-nos como motores para impulsionar o desenvolvimento local e nacional, tendo como horizonte o desenvolvimento sustentável”.
A ministra acrescentou que o sector pretende colocar a inovação e a empregabilidade no centro das políticas do ensino superior, garantindo maior acesso e relevância da formação para a realidade moçambicana. “Daremos primazia à inovação e à empregabilidade, tendo em vista um ensino mais inclusivo, mais equitativo e relevante para o contexto de Moçambique”. (Malito João)




