“Dom Osório Citora Afonso não pertenceu apenas à Diocese de Quelimane. Pertenceu a todo o povo

moçambicano,” Eduardo Mariamo Abdula na missa de corpo presente

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, exaltou as qualidades humanas e religiosas de Dom Osório Citora Afonso, bispo de Quelimane assassinado à tiro na sua residência, cuja missa de corpo presente teve lugar na manhã deste sábado (13) na cidade de Nampula.

Missionário da Consolada, Dom Citora era um destacado líder da igreja católica em Moçambique sendo crítico dentro e fora dela.

“Hoje estamos aqui para nos despedirmos de um filho de Nampula, de um pastor da Igreja e de um homem que dedicou a sua vida ao serviço de Deus e ao serviço do próximo. Dom Osório Citora Afonso não pertenceu apenas à Diocese de Quelimane. Pertenceu a todo o povo moçambicano. Pela sua simplicidade, pela sua proximidade com as comunidades, pela sua voz serena e pela sua dedicação aos mais necessitados, conquistou o respeito e o carinho de todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer,” anotou o governador na sua intervenção.

Abdula disse, ainda, que “a notícia da sua morte abalou-nos profundamente. Não apenas pela perda de um líder espiritual, mas também pelas circunstâncias dolorosas em que essa perda ocorreu. Como povo, sentimos tristeza. Como crentes, sentimos pesar. Como sociedade, sentimos indignação,” recordando que “a violência pode interromper uma vida, mas nunca conseguirá apagar o testemunho de fé, de serviço e de amor ao próximo que Dom Osório nos deixou.”

“E que nós, inspirados pelo seu exemplo, encontremos forças para continuar a construir um país mais justo, mais fraterno e mais humano,” este é o desejo do governador de Nampula.

Hot this week

Governador de Nampula garante que Muecate estará plenamente acessível antes da época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nampula: Secretário de Estado apela ao reforço da promoção da saúde entre os jovens

Nampula (IKWELI) – O secretário de Estado na província...

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Namialo prepara-se para ter sistema de abastecimento de água para 80 mil pessoas

Nampula (IKWELI) – Cerca de 80 mil pessoas da...

Ministro defende exploração sustentável dos recursos minerais em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O ministro dos Recursos Minerais e...

Topics

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Ministro defende exploração sustentável dos recursos minerais em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O ministro dos Recursos Minerais e...

UniRovuma leva aconselhamento psicológico às comunidades de Nampula

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Edilidade de Nampula reporta dois casos de desvio de fundos do FDEL

Nampula (IKWELI) – O Conselho Municipal da Cidade de...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img