
Nampula (IKWELI) – O Secretário do Estado (SdE) em Nampula mostra-se preocupado com o aumento do garimpo ilegal, uma situação que além de perda de vidas humanas, tem implicado o extravio de receitas estatais.
Plácido Pereira fava, nesta terça-feira (9), durante a visita do Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Aníbal Joaquim Mbalango à província de Nampula.
O governante fez saber que o governo está a redobrar esforços para responder os desafios ligados à mineração ao nível da província de Nampula.
“Temos empresas legalmente criadas e que fazem a exploração dos recursos naturais, porém a questão do garimpo ilegal está a abalar a província, chegando muitas vezes a invadir as empresas para continuarem com a ilegalidade o que faz com que o estado esteja a perder receitas.”
Ainda na ocasião, Pereira mostrou-se preocupado com a insegurança que tem vindo a assolar a província. “Nampula é uma província com muitos desafios, ultimamente temos assistido vários problemas como a questão do terrorismo em Cabo Delgado com tendência de se alastrar na província de Nampula como nos distritos de Memba e Eráti, deixando a população em situação de insegurança,” indicou Plácido Pereira, Secretário de Estado em Nampula
Por seu turno, o Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Aníbal Joaquim Mbalango, disse que a visita se centra na verificação do nível de cumprimento das actividades programáticas da instituição, auscultar as dificuldades e buscar soluções conjuntas.
Em Nampula, o Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Aníbal Joaquim Mbalango, trabalha na capital provincial e no distrito de Nacala, durante dois dias. (Nelsa Momade)





