
Nampula (IKWELI) – O Conselho Provincial do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN) de Nampula reuniu-se na segunda-feira (2) e dentre as discussões, os participantes focaram-se na procura de mecanismos para a melhoria da produção alimentar e nutricional.
Plácido Pereira, Secretário de Estado (SdE) na província de Nampula, disse, na ocasião, que a iniciativa visa combater a fome e reduzir os elevados índices de desnutrição crónica e aguda que continuam a afectar várias comunidades da província.
O SdE manifestou preocupação com a persistência de casos de desnutrição crónica e aguda, sobretudo em crianças, tendo afirmado que os dados apresentados ainda colocam a província na taxa de 46,7%, uma situação que continua a representar um sério desafio para as autoridades locais.
Plácido Pereira explicou que a prevalência da desnutrição está associada, entre outros factores, à inadequada gestão da alimentação familiar, à fraca adoção de hábitos alimentares saudáveis e à limitada diversificação da dieta. Para o dirigente, estes factores exigem uma resposta coordenada entre os setores público e privado.
“É necessário reforçar as acções multissectoriais voltadas para a diversificação alimentar, o aumento da produção agrícola e o desenvolvimento do agroprocessamento, de modo a garantir uma alimentação mais equilibrada e sustentável para as famílias”, defendeu.
A fonte anotou que, como parte das medidas previstas, o Governo, em coordenação com os seus parceiros de cooperação, pretende capacitar um número significativo de famílias nos próximos meses em matérias de educação alimentar, promovendo melhores práticas de nutrição, produção pecuária e diversificação da alimentação.
Na mesma vertente, está prevista a construção de mais três silos para armazenamento de produtos agrícolas, no distrito de Malema e outros dois distritos.
De acordo com o Secretário de Estado, os futuros silos deverão também apoiar o fornecimento de matéria-prima às indústrias locais, agregando valor à produção provincial antes da sua exportação para países vizinhos.
Défice de água potável preocupa autoridades
Outro tema abordado durante a sessão foi a baixa cobertura de abastecimento de água potável, tanto nas zonas urbanas como rurais da província de Nampula.
Plácido Pereira reconheceu que a escassez de água continua a ser uma das principais preocupações do Governo, anunciando que estão em curso planos para a construção e ampliação de pequenos e grandes sistemas de abastecimento de água, com o objectivo de responder ao crescimento da procura por parte da população.
O dirigente acrescentou que o reforço do abastecimento de água será fundamental para impulsionar a produção agropecuária, incluindo a criação de gado, aves, produção de ovos e outras atividades económicas ligadas ao setor agrícola. (Virgínia Emília)





