
Nampula (IKWELI) – O director provincial da Educação em Nampula, William Simão Tunzine, realizou na quinta-feira (16) passada, uma visita de trabalho à Escola Básica de Namiteca, na cidade de Nampula, com o objectivo de monitorar o funcionamento das aulas, na sétima semana do primeiro trimestre.
Durante a deslocação, o dirigente acompanhou o decurso das actividades lectivas e avaliou o ambiente pedagógico numa instituição que alberga 12.410 alunos, distribuídos da 1.ª à 9.ª classe.
Um dos momentos marcantes da visita ocorreu numa turma da 5.ª classe, onde o responsável encontrou os alunos sem professor. Perante a situação, assumiu a condução da aula de Português, abordando conteúdos ligados ao uso de advérbios.
Na interação com os alunos, Tunzine orientou que, em casos de ausência do docente, os chefes de turma e seus adjuntos devem garantir a continuidade das actividades, promovendo a revisão das matérias ou a correção dos trabalhos de casa.
O director provincial aproveitou a ocasião para incentivar os alunos a cultivarem hábitos de leitura e escrita, destacando a importância dessas competências no seu percurso académico e no desenvolvimento pessoal.
Num encontro com os professores, o responsável defendeu o reforço de tarefas que estimulem a aprendizagem fora da sala de aula, com o envolvimento activo dos pais e encarregados de educação no acompanhamento dos alunos. A visita terminou com a avaliação das obras de reabilitação de salas de aula vandalizadas durante o período pós-eleitoral, tendo o dirigente apelado à comunidade para a preservação das infraestruturas escolares, sublinhando que a sua destruição compromete o acesso e a qualidade da educação. (Malito João)





