Nacala: Funcionários do município continuam a passar fome

Nampula (IKWELI) – Os trabalhadores do município de Nacala, em Nampula, continuam a viver dias difíceis, marcados por incerteza e sofrimento, numa crise que já “ganhou barbas brancas”.

Pelo décimo dia consecutivo, permanecem em greve, sendo obrigados a passar noites ao relento, em condições precárias e inseguras.

Sem alternativas, muitos trabalhadores instalaram-se em espaços abertos, expostos ao frio e à chuva, numa situação que levanta sérias preocupações da saúde pública. A reivindicação mantém-se clara, o pagamento imediato de pelo menos três meses de salários em atraso.

No terreno, relatos indicam que a situação está a degradar-se rapidamente. Alguns trabalhadores já contraíram malária, enquanto outros apresentam sintomas de doenças associadas à exposição prolongada as más condições.

Ainda assim, a maioria mantém-se firme, prometendo não abandonar a luta até ver os seus direitos assegurados. Apesar da gravidade do cenário, o município de Nacala continua em silêncio.

Os manifestantes consideram que a ausência de diálogo demonstra falta de sensibilidade por parte da actual gestão municipal, agravando ainda mais a tensão social. Para eles, o mínimo esperado seria a reabertura de canais de negociação para encontrar uma solução urgente. Entretanto, a crise de salários em atraso não se limita a Nacala.

Municípios como Angoche e Ilha de Moçambique estão entre os mais afectados, liderando a lista de dívidas salariais e ultrapassando autarquias como Ribáuè, Malema, Mossuril e Monapo, onde a situação também preocupa, mas com menor gravidade. Os trabalhadores recordam que, em mandatos anteriores, apesar de existirem atrasos, nunca se sentiram tão desvalorizados e abandonados como agora. A atual conjuntura é apontada como reflexo de uma gestão considerada ineficaz, deixando centenas de famílias mergulhadas em dificuldades e sem perspectivas imediatas de solução. (Malito João)

Hot this week

Governador de Nampula insta juízes e procuradores à prevenção do extremismo violento

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Moçambique explora apenas 17,8% da sua terra arável

Maputo (IKWELI) – O ministro da Planificação e Desenvolvimento,...

Provedor da justiça quer fim da impunidade dos corruptos

Nampula (IKWELI) – O Provedor da Justiça, Isaque Chande,...

Lixo “assalta” Nthota

Nampula (IKWELI) – A comunidade de Nthota, na periferia...

Topics

Governador de Nampula insta juízes e procuradores à prevenção do extremismo violento

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Moçambique explora apenas 17,8% da sua terra arável

Maputo (IKWELI) – O ministro da Planificação e Desenvolvimento,...

Provedor da justiça quer fim da impunidade dos corruptos

Nampula (IKWELI) – O Provedor da Justiça, Isaque Chande,...

Lixo “assalta” Nthota

Nampula (IKWELI) – A comunidade de Nthota, na periferia...

“Macondes” vão ganhar nova cara em Nampula

Nampula (IKWELI) – Os seis Prédios Macondes, localizados no...

Nicutha e Mutauanha clamam por pontecas

Nampula (IKWELI) – As populações que residentes próximos aos...

Quelimane: Manuel de Araújo acusado de estar a desviar receitas do município

Quelimane (IKWELI) – Os funcionários do Conselho Municipal da...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img