Nampula (IKWELI) – O elevado estado de degradação da principal rua da conhecida “pequena cidade”, no prolongamento da avenida Eduardo Mondlane, na cidade de Nampula, preocupa os moradores locais, os quais, na actualidade, nem se quer conseguem chegar as suas casas com as suas viaturas.
Segundo os moradores, o cenário piora em tempos chuvosos, isto porque as forças das águas criam crateras que dificultam a circulação de viaturas, motorizadas assim como pessoas.
“O Conselho Municipal apenas em tempos não chuvosos coloca areia de saibro sem, pelo menos, colocar pedras para dar suporte,” conta ao Ikweli Hélder Martins, residente na zona da “pequena cidade”, o qual exige uma intervenção urgente. “O município deve vir tentar resolver esta situação porque não está nada bem assim, nossos carros, temos que deixar nas estradas porque não podem passar por conta do jeito em que se encontra.”
Edson, também residente na mesma zona, conta que “ultimamente eu tenho que deixar minhas viaturas na estrada com guarda e pagar os mesmos, enquanto tenho um quintal. Só peço que o conselho municipal venha colocar, pelo menos, pedras e esse saibro para nós conseguirmos colocar nossas viaturas nuns nossos quintais, pagar 50.00Mt (cinquenta meticais) diariamente é um gasto.”
A circulação pedonal, também, tem sido deficitária. “Fora de estar a impedir a circulação de viaturas, outros problemas dessa estrada é a areia que o município coloca, nesse tempo de chuva em que nós nos encontramos temos esse problema de lama,” disse a dona Inês, também residente naquele bairro.
“Nós queremos que da próxima vez o município venha resolver a situação desta via, com material eficaz não só vir colocar saibro e deixar, isso prejudica a gente, principalmente nesse tempo chuvosos,” concluiu a fonte.(Hermínio Raja)





