Nampula (IKWELI) – Na medida em que vai chovendo, está cada vez mais a se registar o alastramento da erosão em alguns bairros da cidade de Nampula, deixando preocupado os moradores, devido as dificuldades na circulação de pessoas e bens.
Os munícipes reconhecem que algo este a ser feito, mas mesmo assim pedem intervenção urgente por parte das autoridades competentes para minimizar a situação.
O problema que, igualmente, é considerado de barbas brancas, assombra os habitantes na zona de Muthita, no bairro de Muatala.
“A nossa via aqui está muito mal por causa da erosão e quase não temos transitabilidade, cria dificuldade passar com as nossas motas e a pessoa acaba caindo. A via facultava-nos até chegar na fábrica de cerveja, agora já esta a se desfazer,” disse Danilo Jorge, morador do Muthita.
“Estamos a pedir a intervenção de quem é de direito para resolver o problema visto que as nossas crianças também passam por aqui quando vão na escola de Muthita,” pediu um dos moradores.
A situação, também, é crítica na zona residencial do Vieira, concretamente para quem sai do mercado grossista do Waresta em direcção à Escola Primária de Muthimacanha, onde a erosão ameaça cortar a via, além de estar a dificultar a circulação do mototaxistas.
“Estamos mal por aqui, a estrada está quase a se destruir na sua totalidade. Estamos em perigo nesta zona e gostaria que o município nos ajudasse a resolver este problema, porque estamos em perigo, não demora de acontecer acidentes,” disse o morador Bacar Buanamar.
“Tem sido muito difícil circular nesta via, principalmente nesta época chuvosa por conta dessa erosão, temos passado muita dificuldade, não está fácil circular. A gente cai muito por conta dessa erosão porque roeu a estrada e ficou uma pequena parte onde conseguimos passar. Pedimos muito para as autoridades verem o que podem fazer para minimizar a situação porque está difícil,” lamentou um mototaxista.
O fenómeno da erosão continua sendo uma ameaça igualmente para os residentes do bairro de Namicopo onde, desde 2023, a situação está deitando casas abaixo, sobretudo na comunidade de Saua Saua.
“A situação está péssima, está a piorar com estas chuvas. Começou em 2023, e hoje é uma verdadeira lástima, porque aumenta paulatinamente. Nós os moradores, em coordenação com o secretário do bairro, temos enchido sacos para tentar travar sem bom resultado,” afirmou Victor Edy, morador de Saua Saua.
Além das casas em risco, a fonte revela que as vias de acesso estão em estado avançado de degradação. “O uso da via não tem sido fácil e muitas das vezes temos usado via Nasser, o que acaba nos saindo caro em termos de custos,” realçou Edy.
“Estamos com medo de as nossas casas desaparecerem por conta dessa erosão, cada dia está a piorar, cada ano a situação agrava-se, mas não temos como sair daqui o único lugar para morar que temos é aqui,” relatou outra moradora.
Contactado pela nossa reportagem, o vereador do pelouro de Manutenção e Obras, Mustafa Age, no conselho municipal de Nampula, prometeu pronunciar-se posteriormente sobre o problema que apoquenta os moradores. (Francisco Mário)






