“O turismo é mais do que um sector estratégico: é uma ponte entre povos,” Eduardo Abdula, governador de Nampula no lançamento da Gala do Turismo e Fórum do Turismo e Investimentos

Ilha de Moçambique (IKWELI) – A cidade da Ilha de Moçambique acolheu, na tarde desta quarta-feira (4), a cerimônia de lançamento da Gala do Turismo e Fórum do Turismo e Investimentos 2026, eventos que juntou actores relevantes do sector na província e no país.

Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula, disse, na sua intervenção X que o turismo é mais do que um sector estratégico, é uma ponte entre povos.

Segundo disse, o turismo é “uma fonte de emprego digno e um caminho seguro para o desenvolvimento sustentável. Moçambique, pela sua diversidade natural e cultural, tem todas as condições para se afirmar como um destino de referência na África Austral. E Nampula é parte essencial dessa ambição nacional.”

“Nampula é uma jóia escondida no coração de Moçambique, uma pedra preciosa do Índico, onde o azul das águas cristalinas se cruza com a história, a cultura e a alma do nosso povo. Aqui, quem nos visita descobre muito mais do que praias e ilhas: descobre uma gastronomia rica em sabores e tradição, descobre o sorriso fácil das pessoas, a hospitalidade genuína e o abraço aberto de um povo que sabe receber e sabe partilhar,” explicou Abdula sobre a província que dirige, continuando que “Nampula é um tesouro por descobrir plenamente. Das suas praias de águas cristalinas às ilhas paradisíacas, com destaque maior para a Ilha de Moçambique, Património Mundial da UNESCO, esta província oferece experiências autênticas, profundas e memoráveis. Aqui, o visitante não encontra apenas paisagens; encontra histórias, percursos seculares, identidades vivas e encontros humanos que permanecem na memória.”

Num outro desenvolvimento, o governador precisou que “Angoche e o seu arquipélago, Liúpo, Quinga, Nacala-Porto e Nacala-à-Velha afirmam-se como destinos de enorme potencial turístico. No interior, Malema, Ribáuè e Namapa-Erati revelam montanhas, lagoas e paisagens de rara beleza, abrindo espaço para um turismo integrado, complementar e sustentável. Nampula é, por natureza e pela bênção de Deus, uma província vocacionada para o turismo.”

Sublimemente, o governador apontou que “o agro-turismo encontra aqui terreno fértil para crescer, ligando a terra, a produção local, a cultura e a experiência turística. Sabemos, contudo, que o turismo é um sector sensível, atento a sinais de instabilidade. Por isso, exige visão estratégica, planeamento consistente e uma promoção clara e credível, capaz de inspirar confiança e atrair investimento,” tanto é que “o desenvolvimento do turismo exige acções coordenadas entre o sector público e o sector privado. Para garantir competitividade aos operadores turísticos e hoteleiros, é essencial continuar a trabalhar na redução dos custos de conectividade aérea, estando já em curso iniciativas e campanhas nesse sentido. Em paralelo, o Governo Provincial actua com firmeza na melhoria do ambiente de negócios, incluindo o combate à corrupção, acreditando num caminho de progresso sólido e sustentável.”

O empresariado, também, foi chamado pelo governador a desempenhar o seu papel. “O sector privado é igualmente chamado a investir na formação e valorização dos seus trabalhadores, garantindo qualidade, profissionalismo e experiências memoráveis aos visitantes. Perspectivamos, nos próximos anos, um crescimento significativo do fluxo turístico e, com ele, um aumento real da empregabilidade.”

Fredson Bacar, Secretário de Estado do Turismo, no seu discurso, também dedicou elogios ao sector privado da província que tem estado a dar vida ao sector, reconhecendo os desafios que o sector do turismo enfrenta. (Redação)

Hot this week

EUA anunciam 1 milhão de dólares em apoio de emergência à resposta às cheias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – Os Estados Unidos da América (EUA) estão a...

Governador da Zambézia recebe Ivone Soares em encontro de cortesia

Quelimane (IKWELI) – Pio Augusto Matos, governador da Zambézia,...

AirLink já aterra em Nacala duas vezes por semana

Nacala (IKWELI) - O primeiro voo regular para o...

Segundo o governador de Nampula: Ligação aérea directa entre JHB e Nacala vai impulsionar a economia local

Johannesburg (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

EUA anunciam 1 milhão de dólares em apoio de emergência à resposta às cheias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – Os Estados Unidos da América (EUA) estão a...

Governador da Zambézia recebe Ivone Soares em encontro de cortesia

Quelimane (IKWELI) – Pio Augusto Matos, governador da Zambézia,...

AirLink já aterra em Nacala duas vezes por semana

Nacala (IKWELI) - O primeiro voo regular para o...

A partir de amanhã: Ligação aérea entre Nacala e Iohannesburg torna-se realidade

Johannesburg (IKWELI) - Arranca nesta segunda-feira (2) a ligação...

Grafite gera 2 mil empregos em Nipepe

Nipepe (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel...

Operadores de moeda electrónica marcham na cidade da Beira

Beira (IKWELI) - Os operadores de moeda electrónica manifestaram-se...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img