Namialo (IKWELI) – A vila de Namialo, no distrito de Meconta, vai ter um hospital de referência, cujas obras, que encontravam-se paralisadas, retomaram nesta terça-feira (28), com um novo empreiteiro [Construções Malak], o qual prometeu concluir a infraestrutura ainda no corrente ano.
Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula, esteve na vila de Namialo para conhecer o local e ver o que se fez desde 2017, ano em que começaram as obras, depois do seu lançamento em 2015.
O governador quer engajamento e proactividade de todos, tanto é que apelou ao governo local para que seja parceiro dos empreiteiros, “não rivais, quero que este projecto aconteça o mais urgente possível, mas com qualidade.”
“Este hospital vai servir ao meu povo, por isso, praticamente, eu vou viver aqui,” avançou Abdula antes de começar a percorrer a obra.
Ao empreiteiro, também, não faltou apelo, sobretudo na contratação da mão-de-obra local.
“Maior parte dos funcionários das obras devem ser locais. Vou ser exigente
À população, o governador, também, quer entrega e garantiu que a “prioridade será para as pessoas daqui,” “mas não quero preguiçosos, depois de ter emprego e depois ouvir que doem as costelas. Não quero isso. Hei-de vir aqui duas vezes por mês. Quero ver meus filhos de Meconta a trabalharem aqui.”
“Vão chegar bons momentos meus filhos. Vamos pôr aqui a máquina a funcionar e esse hospital a funcionar,” prometeu o governador.
O empreiteiro prometeu oferecer um espaço para os acompanhantes de pacientes, uma responsabilidade social que o governador acenou com gratidão. (Redação)






