Nampula (IKWELI) – A Comunidade Mahometana Ceita Sunni, o Conselho Empresarial Provincial (CEP-CTA) de Nampula e a Proma Comercial uniram-se para doar diversas sementes e instrumentos agrícolas direcionados aos deslocados do distrito de Memba.
Tratam-se de 16 toneladas e 380 quilogramas de sementes, dentre as quais, 6 toneladas e 800 quilogramas de milho, 2 toneladas e 900 quilogramas de Feijão Nhemba, 300 quilogramas de tomate, 580 de couve, 5 toneladas e 800 quilogramas de amendoim. Foram também entregues, 920 regadores, 460 Catanas de 920 enxadas.
Falando na ocasião, o governador de Nampula Eduardo Mariamo Abdula, afirmou que o gesto simboliza esperança e espírito de entreajuda do povo Moçambicano.
“Esta iniciativa tem despertado solidariedade em todo o país evidenciando de forma inequívoca, a generosidade e o espírito de entreajuda do povo moçambicano. Este gesto representa mais do que a simples entrega de insumos agrícolas, simboliza esperança, compromisso e uma acção concreta do governo provincial, em estreita coordenação com os nossos parceiros para o bem-estar das nossas comunidades.”
Ainda na ocasião, o governador frisou que a iniciativa vai contribuir significativamente para assegurar a melhoria da qualidade de vida das populações afectadas pelo terrorismo. “Com ele, reforçamos a produção agrícola, promovemos a segurança alimentar e contribuimos para a melhoria das condições de vida das populações rurais, em especial das famílias afectadas pelo terrorismo.”
O presidente do Conselho Empresarial Provincial CEP/CTA, por sua vez, Shakeel Ahmad, disse que a campanha não deve parar por aqui, uma vez que avizinha-se a época chuvosa, e faz-se necessário que haja plantio ainda nesta época.
Importa referir, que os Kits entregues serão destinados a localidade de Muazua, beneficiando as comunidades de Nivale, Madjuba e Simuco. (Redação)





