“Sabemos que o contexto económico não tem sido fácil, mas também sabemos que somos uma comunidade resiliente e determinada,” Eduardo Mariamo Abdula, no jantar de confraternização com empresários

0
434

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, ofereceu, na noite desta quarta-feira (17), um jantar de confraternização, reconhecimento e agradecimento aos empresários da província que desde o início do ano têm colaborado proactivamente na sua governação.

Abdula, na sua intervenção, começou por reconhecer os momentos difíceis porque o sector privado tem passado.

“Nesta noite, quero falar-vos com sinceridade e transparência sobre os desafios que enfrentamos como província. Sabemos que o contexto económico não tem sido fácil, mas também sabemos que somos uma comunidade resiliente e determinada. E é precisamente essa resiliência que nos permite olhar para o futuro com esperança e confiança,” começou por dizer o governador, passando em revista que “recentemente, enfrentamos um desafio adicional com a situação do terrorismo em Memba e Eráti, que obrigou milhares de pessoas a se deslocarem para o Posto Administrativo de Alua, no Distrito de Erati, e outros Distritos. Quero expressar a minha solidariedade para com as vítimas e as suas famílias, e agradecer a pronta resposta dos empresários e dos parceiros que minimizou o sofrimento das populações. A resposta rápida das nossas forças de defesa e segurança devolveu a calmia e segurança nessa região, apesar das ações bárbaras dos terroristas que criaram pânico e medo.”

Infelizmente, Abdula sabe que “ainda persistem ondas e focos de desinformação que perpetuam o medo e o terror, o que retarda a estabilidade emocional nas comunidades. É fundamental que trabalhemos juntos para combater essas informações falsas e promover a verdade e a reconciliação,” tanto é que “este não é o primeiro momento em que, neste ano, caros empresários responderam pronta e positivamente aos nossos apelos. Disso nos orgulhamos como uma província em que os sectores público e privado unem-se continuamente para o bem-estar da nossa população.”

No entanto, apesar dos desafios, segundo o governador “estamos a trabalhar para melhorar a vida das nossas comunidades. Ainda temos necessidades em insumos agrícolas, tendo em conta a época chuvosa que já iniciou, e apelamos à continuidade dos apoios. Mas estamos confiantes de que juntos podemos superar esses desafios,” por “ohando para o futuro, estou feliz em anunciar que em 2026 vamos lançar a Feira Económica de Nampula – FENA 2026, um evento de grandes dimensões que vai reunir empresários, investidores e especialistas para discutir oportunidades de negócios e desenvolvimento. Queremos que todos sejam parte deste projecto e contribuam para o sucesso da nossa província. Ainda no próximo ano, teremos a II Edição da Conferência Internacional de Nutrição e Agronegócio, momento em que esperamos uma maior interação para o desenvolvimento desses sectores.”

Abdula falou estar a trabalhar arduamente para um bom ambiente de negócios, ao que “na primeira semana de Fevereiro, teremos os voos da Airlink de Johannesburg à Nacala, o que vai ser muito útil para o desenvolvimento do turismo e do comércio. Estamos também a receber notícias de chegadas de aviões das LAM no âmbito da reestruturação da companhia de bandeira.”

“Os empresários são o fermento da nossa economia, e é com vocês que queremos trabalhar para construir uma economia mais forte e próspera. Queremos acreditar que juntos podemos superar os obstáculos e criar oportunidades para o crescimento e desenvolvimento da nossa província. A confiança nas instituições do Estado é fundamental para o desenvolvimento económico e social da nossa província. Queremos trabalhar em estreita colaboração com vocês para garantir que as nossas instituições sejam transparentes, eficazes e responsáveis,” concluiu o governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui