Nampula (IKWELI) – A Igreja Católica em Moçambique passa a contar com uma nova liderança pastoral na Diocese de Chimoio, após a nomeação de Dom Lúcio Andrice Muandula como novo bispo daquela circunscrição eclesiástica.
A decisão foi tomada pelo Papa Leão XIV e tornada pública esta quarta-feira, (17), através do boletim oficial da Santa Sé.
Até então Bispo da Diocese de Xai-Xai, Dom Lúcio Andrice Muandula assume agora a missão de conduzir espiritualmente os fiéis de Chimoio, num contexto marcado por desafios pastorais e sociais. A sua nomeação surge como um reforço da acção evangelizadora e do compromisso da Igreja com a promoção da fé, da paz e da coesão social.
Nascido a 9 de Outubro de 1959, em Maputo, Dom Lúcio Muandula possui uma sólida formação académica e teológica. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Interdiocesano de São Pio X, tendo mais tarde obtido o grau de Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Ordenado sacerdote a 14 de Maio de 1989 para a Arquidiocese Metropolitana de Maputo, foi nomeado Bispo da Diocese de Xai-Xai em 24 de Junho de 2004, recebendo a ordenação episcopal a 24 de Outubro do mesmo ano. Com esta nomeação, inicia uma nova etapa do seu ministério episcopal ao serviço da Diocese de Chimoio. (Malito)





