Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha, unidade comunal 7 de Setembro, nos arredores da cidade de Nampula, convivem com lixo que já está a invadir as suas residências.
Fátima Felizardo é uma das moradoras daquele bairro que debate-se com o amontoado de lixo diariamente. “Eu moro aqui há muito tempo, mas ultimamente é complicado, porque convivemos com esse amontoado e já está a fechar o caminho.”
Outro morador é João Amaral, quem explicou que o lixo tem exalado um cheiro que invade suas residências, principalmente quando cai chuva. “O lixo cria mau ambiente para nós, porque passamos aqui mesmo, quando cai chuva, a situação piora, porque o cheiro fica insuportável. Não é fácil o carro municipal vir recolher o lixo, mas não temos como. Pelo menos se tivéssemos um contentor, talvez a situação poderia minimizar,” frisou Amaral.
O Ikweli interpelou um catador de lixo que na altura estava a recolher resíduos sólidos, que também lamentou a situação. “Eu trabalho como catador de lixo e é um desafio todos os dias. O lixo está em todo lugar e é difícil manter o meio ambiente, jogam o lixo em qualquer lugar,” sublinhou Daniel Afonso.
Outra moradora ainda sugeriu que o município da cidade de Nampula aloque um contentor para deposição de lixo. “Se tivéssemos formas de ter um contendor e por sua vez as autoridades estarem a recolher constantemente, acho que a problemática que nós enfrentamos poderia minimizar,” realçou a moradora. (Francisco Mário)






