Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão reunidos desde essa terça-feira (2) no Seminário Interdiocesano Santo Agostinho, na cidade da Matola, em 131ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM).
A abertura foi assinalada por uma celebração eucarística presidida por Dom Inácio Saure, Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) e Arcebispo de Nampula, e concelebrada pelo Núncio Apostólico em Moçambique, Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba, na companhia de vários Bispos do país.
O encontro, que decorre até ao dia 9 de dezembro corrente, reúne pastores de diferentes dioceses que reflectem, em conjunto, sobre os caminhos da Igreja Católica em Moçambique e os desafios que se colocam à sociedade. O ambiente é de oração, partilha, fraternidade e busca de respostas pastorais para as preocupações do povo.
Entre os temas em análise constam questões sociais, espirituais e pastorais, com destaque para a promoção da paz, da justiça social e do fortalecimento da fé num contexto de várias dificuldades vividas pelas comunidades Moçambicana. A Assembleia é vista como um momento de escuta, renovação e compromisso com os fiéis.
Segundo sabe Ikweli, para além dos trabalhos internos, os Bispos irão também unir-se aos jovens na abertura oficial da Jornada Nacional da Juventude, no Campo Municipal, num gesto que reforça a ligação entre a hierarquia da Igreja e a nova geração, num encontro marcado pela fé, esperança e entusiasmo juvenil. (Malito João)






