Nampula (IKWELI) – A esposa do governador de Nampula, Nazira Abdula, destacou-se nesta terça-feira (25) no lançamento da campanha dos 16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no Género (VBG), demonstrando o seu cometimento e o da sua família no combate a este mal.
Segundo disse, na ocasião, o evento não se limita apenas na reflexão sobre casos de violência contra mulheres, mas também o repúdio a outras práticas nocivas.
É preocupação da esposa do governador a prevalência de tabus nas comunidades que concorrem para a prevalência do fenómeno.
“Celebramos essas datas num contexto em que a província e o país, em geral, ainda registam desafios significativos. Esses factores influenciam negativamente no desenvolvimento integralista da mulher, fazendo-a de refém na participação nos espaços de tomada de decisão e no desenvolvimento socioeconômico. Estamos aqui para continuar a encorajar as mulheres, raparigas e pessoas com deficiência a denunciarem qualquer suspeita.”
Ainda na ocasião, Nazira Abdula entregou 14 kits de trabalho, a igual número de raparigas, um gesto que visa melhorar a condição de vida das mesmas.
Entretanto, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) apontou ter registado, entre janeiro e outubro do corrente ano, 1003 casos de violência contra a mulher e a rapariga, contra 678 do igual período do ano transacto. (Nelsa Momade)






