Nampula (IKWELI) – O Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) confirmou nesta terça-feira (18) que um acidente de viação ocorrido na noite de segunda-feira (17), na localidade de Namaita, provocou a morte de 10 pessoas.
As autoridades apontam o excesso de velocidade aliado a uma ultrapassagem irregular como as principais causas do sinistro, no qual apenas uma pessoa sobreviveu.
De acordo com Dércio Samuel, chefe do departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da PRM, o acidente ocorreu na Estrada Nacional Número 1, no posto administrativo de Namaita, distrito de Rapale e que envolveu um veículo de passageiros e outro de mercadorias e deu-se por volta das 19h30 do dia (17).
Segundo explicou, a primeira viatura seguia no sentido Murrupula à cidade de Nampula quando se embateu contra a outra que circulava em sentido contrário.
“Infelizmente tivemos dez óbitos, incluindo os condutores das duas viaturas. A polícia deslocou-se de imediato ao local, prestou socorro às vítimas e procedeu à sua evacuação para o Hospital Central de Nampula (HCN)”, confirmou.
Face à gravidade do acidente, Dércio Samuel deixou um apelo aos condutores para que respeitem as normas e regulamentos de trânsito, de modo a reduzir a ocorrência de acidentes nas estradas moçambicanas.
O acidente ocorreu no mesmo dia em que várias entidades se juntaram para lançar uma campanha de sensibilização rodoviária para redução dos acidentes na via pública. (Malito João)






