Nampula (IKWELI) – Algumas habitações erguidas nas margens do rio Mpuecha, no posto administrativo de Muatala, nos arredores da cidade de Nampula, encontram-se em risco de desabar devido às fendas provocadas pelas primeiras chuvas da época.
Segundo apurou o Ikweli, a situação é visível e preocupa os moradores, que se mostram desesperados diante da vulnerabilidade das suas casas, construídas com materiais precários. Muitos temem que, com o aumento e intensidade das chuvas, as residências possam ser completamente destruídas.
A população afirma não ter alternativas de reassentamento, justificando que aquele é o único local disponível para viver.
Márcia Maulana, residente na zona, conta que a água das chuvas passa por dentro da sua casa, mas, por falta de opções, continua a viver no mesmo local.
“Vivemos praticamente dentro do rio. Não temos outra alternativa, porque esta é a única casa que temos. Quando choveu recentemente, sofremos muito. Gostaríamos que o município nos ajudasse a encontrar terrenos, mesmo fora da cidade, desde que sejam seguros,” apelou.
Outra moradora, Ana Joaquim, recorda que, há algum tempo, uma casa construída com material resiliente foi destruída pelas fortes chuvas.
“Aqui, quando chove, passamos mal. A água chega até à varanda. Tínhamos uma casa melhor, mas foi arrastada pelas chuvas. Tentámos viver de renda, mas não tínhamos condições, fizemos blocos de adobe e voltámos a construir, agora, mesmo com pouca chuva, a água entra em casa. Vivemos sete pessoas e, quando chove, ficamos muito tristes. Uma ajuda seria bem-vinda,” desabafou.
Maurício José, outro morador, teme perder completamente a sua habitação com a próxima chuva.
“Meu filho, estou mal. A primeira chuva já danificou a minha casa, se voltar a chover, não sei se ela vai resistir, a água vem com muita força e molha todas as paredes, fico preocupado, sem saber para onde vou se esta casa cair,” lamentou.
A situação não se verifica apenas em Muatala. Em Napipine, outras famílias vivem o mesmo drama, após as primeiras chuvas provocarem inundações e danos em várias residências. (Malito João)






