Jovens católicos de Nampula esperam renovar a fé na IIIª JNJ

Nampula (IKWELI) – A Igreja Católica em Moçambique realiza, de 3 a 7 de dezembro próximo, a IIIª Jornada Nacional da Juventude (JNJ), que terá lugar na cidade capital, Maputo, e deverá reunir milhares de jovens provenientes de todas as arquidioceses do país.

Inspirada na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento lançado em 1985 pelo Papa São João Paulo II⁰, a JNJ tem como propósito promover o encontro, a partilha e a vivência da fé entre jovens católicos, reforçando os valores de união, esperança e paz.

Depois da primeira Jornada Nacional realizada na cidade de Chimoio, a arquidiocese de Nampula acolheu a segunda edição em 2023. Dois anos depois, será a vez da arquidiocese de Maputo receber a terceira jornada.

As inscrições, inicialmente encerradas no mês passado, foram prolongadas até o dia 5 de novembro devido à grande afluência de jovens que não conseguiram inscrever-se dentro do prazo.

Juma Artur, um dos delegados, afirmou que as malas já estão prontas rumo à capital. “Como sabemos, este evento no início era apenas uma conversa e agora é uma realidade. O lema ‘A esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações’ (Rm 5,5) demonstra claramente que este encontro vai mesmo acontecer. Estou muito ansioso e feliz por representar a Paróquia de São Pedro de Napipine neste grande evento. E, pelo que sei, não estarão presentes apenas católicos, mas também jovens de outras igrejas e mesquitas, pois o pano de fundo é viver a sinodalidade, como sempre pediu o Papa Francisco. Será uma troca de experiências muito boa, e este momento será essencial para discutirmos sobre a paz efetiva, que é uma das maiores preocupações do nosso país,” explicou Juma.

António Francisco também partilhou o seu entusiasmo, afirmando que esta será uma experiência marcante. “Recordo-me da segunda Jornada que aconteceu aqui em Nampula, onde fiz parte da comissão organizadora. Foi um sucesso! Agora, com Maputo a acolher este grande evento, não tenho dúvidas de que as minhas expectativas serão superadas. Estou muito animado e vejo que outros jovens estão no mesmo ritmo. Será uma caminhada muito especial, e, como nunca estive em Maputo, será também um privilégio,” disse.

Por sua vez, Eizete Uahoca destacou que já concluiu todos os preparativos necessários para a viagem. “Já paguei todos os kits e também o valor do transporte, que enviei à comissão organizadora. Agora só peço a Deus que nos abençoe para chegarmos com saúde a Maputo em dezembro. Falta pouco para o dia 3, e como a viagem será ainda em novembro, estamos apenas a definir o dia exato de partida.”

O vice-presidente da Comissão Arquidiocesana da Juventude de Nampula (CAJUNA), Padre Alex António, que faz parte do comité organizador local, elogiou a entrega e o compromisso dos jovens, mostrando-se confiante numa representação exemplar da arquidiocese.

Durante o último encontro realizado na cidade de Nampula com os delegados, ficou deliberado que a missa de envio dos participantes terá lugar no dia 30 de novembro, na Sé Catedral, e será presidida por Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula. (Malito João)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img