Nampula (IKWELI) – Os alunos da escola Primária Completa de Carrupeia, nos arredores da cidade de Nampula, passam momentos difíceis durante as aulas por conta da não existência de carteiras suficientes naquela instituição de ensino, motivo que lhes deixa sem sossego, pois a única alternativa é sentar-se no chão.
Segundo contaram ao Ikweli, “durante as aulas nós sentamos no chão por conta de falta de carteiras e é complicado, porque as nádegas doem. Já acabamos com omo por conta disso, porque somos obrigados a lavar a nossa roupa sempre que regressámos da escola. Nós queremos carteiras, porque estudar dessa forma não ajuda.”
Por sua vez, Amílcar António (nome fictício) lamentou a situação que tem passado durante a aprendizagem, pois a escola praticamente não tem carteiras. “Aqui na escola quase não tem carteiras, estudamos sentados no chão. Apenas três (3) salas é que têm pedaços de carteiras e as restantes nem um pedacinho a pessoa encontra. Tentamos pedir a Direcção, mas disseram que é assim mesmo,” disse o nosso entrevistado.
A semelhança dos dois alunos acima, a aluna que apelidamos por Amina Rafique asseverou ao Ikweli que “não é fácil escrever os apontamentos sentada no chão e apertados, mas não temos como, a não ser se conformar, porque sempre pedimos, o problema não é resolvido,” frisou a fonte.
Entretanto, Baptista Yasine, director adjunto da escola, confirmou a situação, mas sem comentar se existe algum plano para reverter a situação, pois é da competência da Directora dar detalhes sobre a situação da escola e na altura da nossa entrevista a gestora não esteve presente na instituição. (Francisco Mário)