Maputo (IKWELI) – A ingloriosa caminhada da Professora Doutora Engenheira Leda Hugo em frente da Universidade Lúrio (UniLúrio) chegou ao fim nesta terça-feira (7), através de um despacho de cessação de funções exarado pelo Presidente da República (PR), Daniel Chapo.
Hugo tinha sido nomeada pelo então PR Filipe Jacinto em julho de 2020 e durante o tempo que dirigiu a primeira instituição de ensino superior com sede em Nampula a mesma caiu de forma. Constantes greves de estudantes, fuga de quadros e greve silenciosa de docentes caracterizam o seu reinado.
A reitora tinha encontrado a instituição em franco crescimento, depois dos reinados dos professores Jorge Ferrão e Francisco Noa.
A extensão e investigação na UniLúrio, com Leda Hugo, foram todos abaixo, tanto é que parceiros que financiavam estas componentes saíram da universidade e docentes eram obrigados a procurar fundos de forma singular para realizar pesquisas.
Para o lugar de Hugo, Daniel Chapo nomeou Eusébio Victor Macete, uma figura de consenso aceitável na academia e que se espera melhorar a saúde da UniLúrio.
Outras mexidas foram registadas nas universidades Joaquim Chissano, Eduardo Mondlane e Zambeze, onde caíram vice-reitores.
O Dr. Eusébio Macete é Investigador e Ex Director do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM). (Redação)