Nampula (IKWELI) – Momentos de grande tensão marcaram este fim-de-semana no bairro de Namicopo, cidade de Nampula, quando um grupo de residentes, recentemente retirado de um espaço ocupado, ilegalmente, tentou incendiar as instalações do Seminário Filosófico Interdiocesano São Carlos Lwanga, pertencente à Igreja Católica.
Segundo apurou o Ikweli, através de um sacerdote que trabalha naquele estabelecimento, a situação eclodiu poucas horas depois de as autoridades terem procedido à desocupação do terreno ocupado pela população. O despejo gerou um clima de revolta e frustração, que rapidamente evoluiu para actos de vandalismo e tentativa de incêndio.
A pronta intervenção dos homens da Lei e Ordem impediu que as chamas fossem ateadas, evitando danos de maior gravidade à infraestrutura que acolhe jovens seminaristas vindos de várias dioceses do país.
De acordo com testemunhas, antes de se colocarem em fuga, alguns dos envolvidos apedrejaram o edifício, quebrando vidros e provocando outros danos materiais.
Recorde-se que o espaço em causa pertence à Igreja Católica e vinha sendo ocupado ilegalmente há vários meses por famílias que alegavam não ter outro local para residir. Após várias tentativas de diálogo, as autoridades decidiram executar a ordem de desocupação, medida que acabou por desencadear a fúria de parte dos desalojados.
Até ao momento, não há registo de feridos, mas a fonte garante que as autoridades estão a investigar o incidente para responsabilizar os autores e restaurar a tranquilidade na zona. (Malito João)