Nampula (IKWELI) – O distrito de Nampula, província com o mesmo nome, em parceria com o projecto CASCADE, implementado pela CARE e GAIN, investe na prática e segurança alimentar para o combate desnutrição que assola principalmente mulheres e crianças dos 0 aos 5 anos.
A iniciativa surge numa altura em que a desnutrição é um grave problema em Nampula, embora a província produza alimentos agrícolas em abundância.
Nas comunidades de Namuhacua e Mmora da localidade de Namiconha, no posto administrativo de Anchilo, agricultores estão a beneficiar das boas práticas de segurança alimentar, visando essencialmente travar o recrudescimento de casos de desnutrição infantil.
Eva Brinco, 35 anos de idade, camponesa há sensivelmente 10 anos na localidade de Namiconha, descreve que a campanha de sensibilização contra desnutrição realizada no âmbito do projecto tem vindo a chamar a consciência das pessoas sobre as boas práticas de alimentação para pessoas adultas e crianças.
“Antes sabíamos cultivar e consumir, não sabíamos fazer mistura de alimentos para fazer a soma e papas enriquecidas, por exemplo, mas com a entrada do governo o projecto, tem vindo a melhorar a vida das nossas crianças e muitas pessoas adultas. Também antes a forma de plantação não era linear, a colheita de produtos no campo era muito cedo e na actualidade as coisas mudaram para o melhor, porque também beneficiamos de sementes já preparadas que permitem muita colheita, esperamos que os parceiros continuem a apoiar várias outras actividades para o bem-estar do povo”.
Arlindo Agostinho, outro agricultor, afirmou que a monitoria do governo e parceiros na prática, em diversas comunidades e distritos da província de Nampula, tende a melhorar a segurança alimentar e nutricional que para a redução da desnutrição crônica.
“Desde o ano passado faço parte de uma associação de agricultores e agora a nossa vida está melhora, os projetos chegam a nós estão a trazer bons resultados como o crescimento das nossas crianças em idade escolar.”
Jacintos José, membro da associação de agricultores com potencial de técnicas de cultivo, em Mmora, mostra-se expectante no combate cerrado a desnutrição a todos os níveis.
“Actualmente as comunidades estão adoptar as boas práticas alimentares, com foco no combate a desnutrição, através da iniciativa da CARE e GAIN que são maiores parceiros do governo para o bem-estar das comunidades”.
Segundo a administradora do distrito de Nampula, Etelvina Fevereiro, o investimento do governo e parceiros para área de saúde e nutrição está a contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e erradicação da denutrição infantil.
“O projecto CASCADE está a financiar as comunidades nas boas práticas alimentares e, para o governo, é uma vantagem, a impressão dos campos de cultivo é boa, actualmente as comunidades sabem fazer sopa natural e mistura de vários alimentos para nutrição, está actividade demostra o cumprimento do plano quinquenal do governo da província de Nampula.”
Por outro lado, a fonte anota que, apesar dos desafios como falta de água no campo de cultivo que propicia a seca, na prática agrícola o distrito de Nampula continua a liderar em um bom ritmo.
“A desnutrição é um processo de muitos anos e agora temos tudo para dar certo, com maior quantidade de produtos e em conservação, esperamos baixar o índice da desnutrição crônica”, afirmou. (Nelsa Momade)






