Nampula (IKWELI) – A esposa do governador de Nampula, Nazira Abdula, em visita de trabalho ao distrito de Memba, na semana finda, encorajou os jovens e adultos locais a encararem com seriedade o programa de alfabetizado promovido pelo governo da província.
Em Nampula, a esposa do governador lidera o Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos para Alfabetização (MASMA), implementado pelo gabinete da Primeira-Dama do país, Gueta Chapo.
“A nossa presidente deste programa de alfabetização é a mamã Gueta Chapo, a esposa do Presidente da República de Moçambique, agora, como o país é grande, nas províncias ela tem representantes, pessoas que trabalham para ela fazendo que este programa tenha sucesso,” disse, explicado que o sucesso que se espera tem a ver com “mamas, os papás e jovens que não tiveram oportunidade de estudar poderem estudar agora, não é vergonha estudar com esta idade, por muitos motivos não conseguiram ir à escola, então eu estou aqui em nome da mamã Gueta Chapo para dizer que continuem a estudar e mobilizem mais mulheres, mais jovens, mais rapazes que não querem estudar”.
Abdula encorajou aos jovens a vencer a vergonha para fazer parte do programa de alfabetização por entender que pode, futuramente, mudar as suas vidas. “Muitas turmas de alfabetização que nós visitamos, eu constato que são mulheres, mas também gostava de ver jovens, ao invés de estar lá fora a não fazer nada, nós, que somos mães, vamos também chamar os nossos rapazes, temos muitos rapazes que também não estudaram, quando vínhamos, paramos para comprar aquelas coisas boas na estrada tomate, galinhas e quiabo eram jovens que estavam ali a vender, mas, para fazer negócio, é preciso estudar e saber escrever, é preciso saber matemática, fazer contas para saber dar troco, então é isso que nós estamos aqui a fazer, encorajar as mamas e papás que estão nesta turma da alfabetização a chamarem mais mulheres que estão lá em casa, vizinhas, e explicar a importância da alfabetização”.
A esposa do governador de Nampula reforçou, ainda, que, graças ao programa, muitos jovens já avançaram no percurso escolar.
Durante a visita, Nazira Abdula também assistiu a algumas aulas e deixou palavras de encorajamento aos alfabetizadores. (Malito João)






