Tete (IKWELI) – A delegação de Nampula, composta por 50 artistas e a respetiva equipa técnica, chegou na tarde desta sexta-feira (15) à cidade de Tete para participar na 12.ª edição do Festival Nacional da Cultura, que arranca na próxima segunda-feira e encerra no dia 22 de agosto.
Recebidos com escolta policial por orientação do governo provincial de Tete, os representantes de Nampula fizeram a sua entrada na capital tetense num ambiente de festa e entusiasmo. Mesmo sob um calor intenso, que rondava aos 30 graus, o grupo manteve-se incansável, cantando e dançando ao longo do percurso, contagiando a população local com energia e alegria.
A viagem teve início na véspera, com pernoita no Posto Administrativo de Inchope, no distrito de Gôndola, província de Manica. Ao amanhecer, seguiram viagem atravessando o distrito de Guro e o vizinho Changara, até finalmente darem entrada na província de Tete.
Segundo os próprios integrantes, a saúde e o ânimo estão em alta, e a expectativa é oferecer apresentações que dignifiquem a província de Nampula e deixem boa impressão nos espectadores do festival.
Entre as delegações já presentes, a de Maputo foi a primeira a chegar a Tete, por volta das 10horas e 20 minutos desta sexta-feira. (Malito João, em Tete)