Nampula (IKWELI) – O Sporting de Nampula derrotou no último domingo o Sporting de Monapo, por 0-1, em jogo da primeira jornada da segunda fase do campeonato provincial de futebol de Nampula, o Nampulense da presente temporada futebolística.
Na segunda fase do nampulense participam quatro equipas, nomeadamente Sporting de Monapo e Eráti Futebol Clube, vencedor e vice-vencedor da série A, bem como Sporting de Angoche e Sporting de Nampula, vencedor e vice-vencedor da série B do nampulense.
O objectivo desta fase, recorde-se, é de consagrar o campeão e vice-campeão da província de Nampula, as mesmas equipas que vão representar a província na fase regional norte do campeonato nacional de futebol da segunda divisão, caso tenha reunido os requisitos para a participação desta competiҫão que dá acesso ao Moçambola do próximo ano.
O público que escalou, de maneira massiva, o campo municipal de Monapo assistiu no último domingo um jogo bastante disputado, pois as duas colectividades estavam determinadas em começar com o pé direito nesta fase, mas o único golo da partida apontado por Arabana, mesmo nos minutos iniciais da partida, foi crucial e o Sporting de Nampula conquistou os três primeiros pontos naquele considerado terreno difícil para qualquer adversário.
Benjamim Albino, treinador do Sporting de Monapo, disse que a sua equipa fez o que lhe cabia dentro das quatro linhas, apesar do resultado não favorável.
Aliás, o mister aponta o dedo a parte directiva do clube como que seja principal responsável pela derrota.
“Aceito a derrota de 1-0. A equipa ficou um mês e meio que não fez nenhum jogo de preparação, esta semana que é a primeira jornada da fase de quatro, a equipa só teve uma sessão de treino. Hoje estivemos aqui a ver jogadores sem ritmo, então esse problema não posso dizer que é técnico ou dos jogadores, digo que é o clube que é culpado, porque existe situações que não posso aqui mencionar que deixaram o meu trabalho desta maneira. Há um erro por parte da direcção”, disse Benjamim Albino, técnico dos leões de Monapo.
“Na segunda jornada eu recebo o Sporting de Angoche e a partir de já a direcção, a equipa técnica e jogadores temos que sentar e traҫarmos como vamos preparar a segunda jornada contra o Sporting de Angoche em casa, lutarmos para ver se podemos conseguir três pontos em casa. A terceira jornada vamos a Namapa vermos se podemos conquistar três pontos ou um ponto fora de casa, para terminarmos a primeira volta com quatro pontos”, precisou o mister.
Para Chico Amir, ou simplesmente Maradona, a equipa cumpriu com o que foi planejado para aquele confronto. “Saímos de Nampula com a única missão, que era de chegarmos a Monapo para vencer o jogo. Conversamos com todos os jogadores para vencermos este jogo”, referiu o técnico-adjunto do Sporting de Nampula.
“A nossa equipa soube defender, soube estar em campo e vencemos o jogo. Realmente a primeira coisa que queremos é ascendermos a poule de apuramento, depois daí vermos se conseguimos ir ao Moçambola”, acrescentou mister Maradona.
A contar para a mesma ronda, o Eráti Futebol Clube foi a Angoche onde conquistou um precioso ponto após um empate a uma bola diante do Sporting local.
Com estes resultados, o Sporting de Nampula lidera a prova com três pontos, seguido pelo Eráti Futebol Clube e Sporting de Angoche, com um ponto cada, e em último lugar o Sporting de Monapo.
Na próxima jornada o Sporting de Nampula recebe o Eráti Futebol Clube e o Sporting de Monapo terá a visita do Sporting de Angoche. (Constantino Henriques)