Nampula: SdE congratula UCM pela graduação massiva de mulheres

Nampula (IKWELI) – A Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Nampula, realizou na última sexta-feira (08), a sua XXI cerimônia de graduação, com cerca de 905 graduados, dos quais 611 são mulheres e 294 homens, nos graus de licenciatura, mestrado e doutoramento. 

A graduação massiva de mulheres não passou despercebida ao representante do governo central em Nampula, Plácido Pereira, que frisou, “Uma nota importante a realçar, é que são 905 recém graduados, entre licenciados, mestres, doutores e 611 são mulheres, o que mostra não somente a importância crescente que as mulheres dão a formação, mas também o compromisso que esta instituição de ensino tem com o empoderamento da mulher.”

Aos graduados de forma geral, Plácido Pereira chamou-os a abraçarem novos desafios e a trazerem soluções para o país, “Os graduados são chamados a abraçar este novo desafio, trazer soluções para o país, pois o governo, empreendedores e a sociedade geral, necessitam do vosso saber para responder e implementar o desenvolvimento ao nível local, nacional, regional e internacional da administração pública, do combate ao terrorismo, pobreza, fome e de apresentação de diversas soluções aos enormes desafios que condicionam o progresso no nosso país.”

Na ocasião, a fonte, aproveitou para encorajar as instituições privadas e públicas do ensino superior, a apostarem na inovação, investigação e pesquisas, com vista a resolver problemas que o país enfrenta, formando quadros qualificados, para que possam contibuir na promoção do crescimento e no desenvolvimento sócio econômico. 

Por seu turno, o vice-reitor da Universidade Católica de Moçambique, em Nampula, Nelson Amade, estabeleceu que “Moçambique enfrenta desafios estruturais e conjunturais, mudanças climáticas, desigualdades culturais, instabilidade econômica, carências em serviços públicos, porque a sociedade precisa mais do que nunca de profissionais tecnicamente preparados, comprometidos e responsáveis.” (Virgínia Emília)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img