Nampula (IKWELI) – O bairro de Namicopo, considerado o mais populoso do país, acolheu na manhã desta terça-feira (29) o arranque da XIIª edição do Festival Nacional da Cultura – Fase Provincial, rumo à fase final que terá lugar na província de Tete.
O evento, que reuniu delegações dos 23 distritos da província de Nampula, contou com a presença de várias individualidades, com o objetivo de testemunhar este importante momento cultural.
O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdul, afirmou que o objetivo principal é seguir rumo a Tete com a meta de conquistar o troféu.
“Quero saudar calorosamente todos os artistas e fazedores de cultura da nossa província, enaltecendo o vosso incansável esforço na preservação, valorização e transmissão do nosso património cultural. Esta herança deve ser passada com orgulho e responsabilidade às futuras gerações. Reconhecemos o vosso mérito e destacamos o compromisso com as actividades socioculturais, bem como o papel fundamental que desempenham na formação da personalidade dos moçambicanos, contribuindo para a valorização e consolidação da unidade nacional e da identidade individual e coletiva,” sublinhou o governante.
Abdula revelou, ainda, que o lema desta edição do festival é “50 Anos Consolidando a Unidade Nacional e a Paz através da Cultura,” e segundo ele, a cerimónia serve como preparação para a participação da província de Nampula na fase final, que decorrerá de 18 a 22 de agosto, em Tete.
Os participantes mostraram confiança, garantindo que estão prontos para se apurar para a fase final em Tete. (Malito João)






