População “caça” terrenos de padres católicos em Marrere

Nampula (IKWELI) – Um grupo de populares, ainda não quantificado, residente na zona de Marrere, nos arredores da cidade de Nampula, tem protagonizado tumultos desde a semana antepassada, numa tentativa de invadir um terreno pertencente aos padres católicos daquele ponto da cidade.

Segundo apurou o Ikweli, a situação não é nova, vem de longa data, mas recentemente os referidos cidadãos voltaram a invadir o espaço, munidos de enxadas e outros utensílios de limpeza, como forma de demonstrar a sua intenção de se apropriar ilegalmente do terreno.

Além disso, já iniciaram a fabricação de blocos de construção no local, com o intuito de erguerem suas residências, situação que tem causado grande desagrado aos padres de Marrere, apontados como legítimos proprietários do espaço.

Alguns populares alegam ter adquirido o terreno mediante um pagamento simbólico, sem saber que se tratava de uma transação ilegal, revoltados, exigem agora o reembolso dos valores pagos.

O padre José Luzia, que residiu no local como pároco entre 1988 e 2002, questiona

a origem da desordem. “Um senhor que saía da Faina dizia, se calhar já perdi o meu dinheiro, mas quem está a negociar esse espaço? Quem é o mandante dessa invasão?” interrogou, prosseguindo que “dizem que os tribunais devem intervir, eu não sabia que os tribunais é que deviam intervir em casos de invasão de propriedade privada, então, a polícia não tem autoridade para intervir e expulsar os invasores?”

Para o padre Luzia, o fenómeno representa uma estratégia deliberada de caos, promovida por pessoas de má-fé, com o objetivo de se apropriarem dos bens da Igreja, por isso, “o que mais me preocupa é quem cria o caos para depois aparecer como redentor, como é que quem está no poder permite que esses agentes se multipliquem, enquanto as autoridades se mantêm ausentes?”.

Quanto a ausência da polícia no terreno, o prelado suspeita que se trate de medo, um reflexo das manifestações violentas vividas recentemente. “É urgente que o Estado Moçambicano restabeleça o respeito e a dignidade das autoridades,” concluiu. (Malito João)

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Cuco alerta vigilância dos moçambicanos contra os terroristas

Nampula (IKWELI) – O cientista político Arsénio Cuco afirma...

Idosos de Meconta clamam por dignidade enquanto denunciam abandono e sofrimento

Nampula (IKWELI) – No distrito de Meconta, concretamente no...

Topics

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Cuco alerta vigilância dos moçambicanos contra os terroristas

Nampula (IKWELI) – O cientista político Arsénio Cuco afirma...

Idosos de Meconta clamam por dignidade enquanto denunciam abandono e sofrimento

Nampula (IKWELI) – No distrito de Meconta, concretamente no...

Jovem encontrado morto em circunstâncias misteriosas no Vieira

Nampula (IKWELI) – A cidade de Nampula, capital do...

Governador de Nampula reafirma o compromisso de luta cerrada contra a desnutrição crónica

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img