Maputo (IKWELI) – A Alta Comissária do Canadá para a República de Moçambique, Sara Nicholls, concluiu a sua missão após um encontro com o Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, no dia 21 de julho.
Este encontro marcou o fim de um mandato de três anos dedicado ao fortalecimento das relações bilaterais entre Moçambique e o Canadá e proporcionou à Alta Comissária a oportunidade de refletir sobre os principais marcos da sua missão, incluindo a recente celebração dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Nicholls destacou o apoio contínuo do Canadá aos sectores da saúde e da educação em Moçambique, em estreita parceria com o Governo de Moçambique.
Num contexto de redução dos recursos externos, a Alta Comissária reconheceu a importância dos esforços do Ministério da Saúde em alinhar os parceiros de desenvolvimento com as prioridades nacionais. Actualmente, o Canadá é o segundo maior doador bilateral para o sector da saúde e recentemente concluiu o seu mandato como presidente do Grupo de Parceiros da Saúde, liderando os esforços para melhorar a coordenação dos recursos externos.
A reunião também abordou prioridades comuns no sector da educação, como melhorar o acesso aos livros escolares, reforçar a formação contínua dos professores e o incremento do
financiamento às escolas. Em 2026, o Canadá assumirá o papel de Parceiro Focal do Fundo de Apoio ao Sector da Educação (FASE), o que permitirá um apoio mais direcionado à educação voltada para o emprego e oportunidades econômicas para a juventude moçambicana.
Ambos os países reafirmaram o compromisso de enfrentar desafios sistêmicos, incluindo uniões prematuras, violência baseada no gênero, crianças afetadas por conflitos e a necessidade de criar oportunidades de emprego digno para os jovens. À medida que Moçambique avança com o seu diálogo nacional inclusivo e a sua agenda de reformas, o Canadá destaca a importância de garantir que os benefícios do desenvolvimento, bem como a transparência e a prestação de contas, cheguem a todos os moçambicanos.
A Alta Comissária reconheceu ainda os esforços do Governo de Moçambique para reforçar o sector energético, incluindo as energias renováveis, e comprometeu-se a promover uma maior presença e envolvimento do sector privado canadiano neste domínio.
“Gostaria de agradecer a Sua Excelência Presidente Daniel Chapo pela calorosa despedida e pelo seu compromisso contínuo com a promoção da igualdade de gênero e da proteção das crianças como prioridades essenciais para criar oportunidades sociais e económicas que impulsionem o desenvolvimento de todos os moçambicanos,” disse Sara Nicholls, Alta Comissária do Canadá em Moçambique. (Redação)