Nampula (IKWELI) – O director da Educação de Nampula, William Tunzine, surpreendeu as escolas primária e secundária de Nampaco, localizadas nos arredores da capital provincial, na manhã da última terça-feira e o ambiente encontrado não foi dos melhores.
Na escola primária de Nampaco estudam 9.236 alunos e na secundária o efectivo é de 12.674.
Era objectivo de Tunzine fazer uma supervisão escolar atendendo aspectos ligados a assiduidade de professores e alunos, decurso normal das aulas, entre outros aspectos pedagógico.
Segundo disse ao Ikweli, ao todo, naqueles dois estabelecimentos de ensino público, conexos, cerca de 21 mil alunos estudam sentados no chão e a metade estuda ao relento.
Não agradou ainda ao director provincial da Educação o facto de os professores não serem assíduos. Por exemplo, para o turno da escola primária apenas metade dos professores tinha chegado a tempo, enquanto que para o ensino secundário, apenas 2 estiveram presentes, num universo de 90 educadores.
“Não se controla a efectividade,” disse Tunzine no fim da visita, repudiando o comportamento de falta de assiduidade, por isso garantindo que tomará medidas contra os indisciplinados. (Redação)