Município de Nampula garante estar a criar condições para reabilitar a morgue do HCN

Nampula (IKWELI) – O Município da cidade de Nampula, capital da província com o mesmo nome, garantiu recentemente estar a criar condições para reabilitar e equipar com novas câmaras frigoríficas a morgue anexa ao edifício Hospital Central de (HCN). 

De acordo com o Vereador do Pelouro de Salubridade e Gestão Funerária, Assane Ussene, Ussene, a iniciativa surge no seguimento da promessa feita há cerca de dois meses pela edilidade, no sentido de melhorar as condições daquele espaço, que há muito tem sido alvo de queixas por parte dos utentes e das famílias que ali recorrem para os serviços mortuários.

“Já foram identificadas três empresas que fizeram o levantamento das necessidades da Morgue. Neste momento estamos à espera das propostas que eventualmente vai se assinar um contrato com uma delas para fazer o trabalho”. 

Segundo Ussene, a intervenção prevê não só a reabilitação da infraestrutura física, mas também a modernização dos equipamentos, com destaque para a instalação de novas câmaras frigoríficas que poderão garantir melhores condições de conservação dos corpos, evitando assim constrangimentos frequentes causados pelo actual estado degradado das existentes.

“Nós inicialmente como município fomos la para fazer o levantamento com base nisso, acabamos levando as empresas que concorrem dar seguimento, porque no princípio são eles que devem fazer a contabilização para depois dizer o que é que vai custar para a reposição das camaras funerárias”. 

Da pesquisa feita, o Ikweli verificou que a morgue junto do edifício principal do HCN conta apenas com cerca de 33 câmaras frigoríficas para albergar corpos internos e externos, por isso esta intervenção é vista como uma resposta concreta às críticas públicas sobre as más condições de conservação de cadáveres e o desconforto das famílias. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img