Perto de 1.5 mil consumidores de droga atendidos em Nampula durante o primeiro semestre

Nampula (IKWELI) – O Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Droga, em Nampula, diz ter registado o atendimento de 1.402 usuários de drogas durante o primeiro semestre do corrente ano.

De acordo ainda com os dados da instituição, este número representa uma redução, quando comparado com o mesmo período do ano transacto, em que a província registou 3.247 casos de consumidores de estupefacientes.

Por conta disso, a organização não-governamental Fundação para o Desenvolvimento da comunidade (FDC), através do seu programa Viva+, decidiu na sexta-feira (27) de junho findo, promover um diálogo comunitário no bairro de Muahivire, com vista a identificar as principais causas que levam ao consumo de drogas e sensibilizar as lideranças comunitárias a envidar esforços para acabar com o uso dos estupefacientes nos bairros em geral. 

O evento contou com a presença da esposa do Secretário de Estado na província de Nampula, Luzitiza Pereira e, juntou mais de 30 participantes, com destaque para jovens, pais e encarregados de educação. 

De acordo com a Oficial de Programas do FDC, Clara Ferrão, o encontro juntou as forças vivas para reflectir em torno da problemática do consumo de substâncias psicoativas na cidade de Nampula, e por via disso, traçar um plano de acção para adopção de hábitos de vida saudáveis. 

“Vamos aqui juntos, identificar as principais causas de consumo de drogas que têm causado dor e luto nas famílias moçambicanas. Compreendidas a relação entre o uso de droga e a saúde pública vamos traçar um plano de acção concreto tangível para mitigar o impacto das drogas neste bairro de Muahivire”. 

Álvaro Alexandre, líder comunitário presente no encontro, expôs o seu descontentamento, pois entende que não basta apenas traçar planos ou medidas, urge sim a necessidade de encontrar a verdadeira raiz do problema, para que se possa ter uma solução assertiva. 

“Há pessoas de má-fé que apoiam a droga, nesse debate devem sair ideias que visam não diminuir, mas sim acabar com o consumo de drogas nos nossos jovens. Temos vistos muitos jovens que ficam alterados e chegam a violentar seus próprios parentes devido a essa situação, estamos cansados”. 

Por sua vez, a esposa do Secretário de Estado, Luzitiza Pereira, pede maior união a nível das comunidades para que apoiem não só usuários de drogas na sua recuperação, mas também as suas famílias que tem sofrido um desgaste por conta da situação a que se encontram. 

“Apoiemos também as pessoas que cuidam. Uma mãe que tem um filho, sobrinho ou esposo usuário está a fazer todo o esforço para que eles se recuperem e é um esforço que desgasta a pessoa que está a ajudar, todos nós devemos apoiar, conversando, ligando para que elas possam se dirigir ao centro adequado para o tratamento”. 

Na passada quinta-feira (26 de junho), celebrou-se o Dia Internacional da Luta Contra o Consumo e Tráfico Ilícito de Drogas, numa altura em que as autoridades a nível da província de Nampula têm envidado esforços para desmantelar as principais “bocas de fumo”, mas também a região é considerada como um dos principais corredores de drogas no país. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img