Nampula (IKWELI) – Mais de 7 mil cristãos, oriundos de diversas regiões pastorais da Arquidiocese de Nampula, estiveram reunidos no Santuário Sagrado Coração de Jesus de Rapale, no último fim-de-semana, com objetivo único de implorar pela paz no mundo e de modo particular para em Moçambique.
São cristãos da região pastoral da cidade, Meconta, Iapala, Angoche e Namaita, onde movidos pelo espírito de oração prometeram unir vozes para implorar ao divino a paz efectiva.
A cerimônia que contou com a participação de padres e irmãs consagradas, foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), dom Inácio Saure
Mariamo Cipriano, da região pastoral da cidade, disse que a sua peregrinação ao santuário de Rapale serve para dar graças ao senhor por tudo que pediu no ano passado no mesmo local e aconteceu com sucesso.
Samuel Xandreque, da região pastoral de Namaita, acredita que essa peregrinação vai servir para pedir a Deus para que os 50 anos da independência de Moçambique sejam vividos com humildade e possa se reconhecer o esforço de cada combatente. “Nós cristãos temos várias formas de resolver os problemas, primeiro é através da oração e depois de acções concretas, então hoje estamos aqui reunidos para pedir a Deus para continuar a acumular bênçãos a nossa pátria amada.”
Numa fila de mais de 5 quilómetros, os fiéis entoavam cantos de acção de graça e penitência numa demonstração clara que o ambiente é igualmente de festa.
O encontro evento eclesial tradicional da igreja católica acontece duas vezes por ano, iniciando com o santuário Sagrado Coração de Jesus de Rapale e o Santuário de Meconta Maria Mãe do Redentor. (Malito João)