Novos administradores de Nampula tomam posse desafiados à proactividade

Nampula (IKWELI) – Tomaram posse, nesta quinta-feira, os administradores nomeados e/ou movimentados dos distritos da província de Nampula, num acto dirigido pelo Secretário de Estado (SdE) na província, Plácido Pereira, o qual os desafiou a serem proactivos no desempenho das suas funções.

Pereira começou por dirigir-se aos presentes na cerimónia reconhecendo o contributo dos administradores cessantes. “Queremos usar desta oportunidade, para reconhecer e felicitar o valioso trabalho realizado pelos administradores cessantes, que contribuiu em grande medida para o desenvolvimento dos territórios em que estiveram a dirigir. Para estes, auguramos sucessos nas novas posições, funções ou instituições em que estiverem veiculados”.

Ao novos, o SdE recordou que “o distrito é a base de planificação e pólo do desenvolvimento; o Administrador de  Distrito é o Representante da autoridade Central da Administração do Estado, no respectivo Distrito, a quem cabe a responsabilidade de coordenação na implementação do PQG (2025-2029), de todos os programas e projectos no respectivo Distrito, entre outros,” por isso “as funções do administrador estão condensadas em  4 categorias: Planear, Organizar, Liderar e Controlar”. 

Por outro lado, o governante relembrou que “o papel do administrador pressupõe uma série de expectativas da instituição/distrito a respeito do comportamento de uma pessoa e subdivide-se em  papéis interpessoais, informativos  e decisórios. Os papéis interpessoais representam as relações com outras pessoas e tem a ver com as habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados; como ele representa a instituição e mantém redes de comunicação dentro e fora da organização. Os papéis informativos dizem respeito as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização mantendo contatos pessoais. Para um bom desenvolvimento, as instituições e os administradores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações. Já os papéis decisórios envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção. Estes papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões, assumindo riscos e delegando responsabilidades, tomando acção corretiva em disputas ou crises, resolvendo conflitos entre subordinados, adaptando o grupo a eventuais mudanças”.

Para além destes atributos, Pereira exigiu aos empossados o desenvolvimento de habilidades técnicas, humanas e conceptuais.

“Estes conhecimentos estão alinhados com as competências constantes no Guia do Administrador do Distrito. No guia em referência, as competências estão organizadas em âmbitos tais como Administração, Autoridade civil, Defesa da economia, Obras públicas e habitação, agricultura e florestas, finanças e contabilidade, defesa do meio ambiente, desenvolvimento rural, planificação e desenvolvimento, recursos minerais, energia entre outros.” (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img