Tokyo (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, convidou a empresa japonesa Itochu a visitar a região para conhecer de perto as diversas oportunidades de investimento disponíveis no mercado local.
Para tal, o Chefe do Executivo Provincial deslocou-se, nesta quarta-feira (18), às instalações da empresa, onde manteve um encontro com os seus gestores. A reunião serviu para apresentar detalhadamente o portfólio de oportunidades de negócios existentes.
O encontro contou com a presença de empresários que integram a delegação de Nampula, bem como do presidente do conselho autárquico da cidade de Nacala, Faruk Nuro, dada a relevância estratégica do porto de Nacala para os interesses da empresa japonesa.
Eduardo Mariamo Abdula alertou que o foco dos potenciais investimentos deverá estar centrado na exploração do mercado aéreo para Nampula e na valorização do Aeroporto Internacional de Nacala, com destaque para o fornecimento de combustíveis sustentáveis destinados a aeronaves e navios de grande porte.
A Itochu, também, demonstrou interesse na produção de gergelim e seus derivados, nomeadamente o óleo vegetal, uma cultura com forte expressão agrícola na província de Nampula.
Outro ponto abordado, com destaque, foi a necessidade de se implementar políticas de redução da produção e do consumo de combustíveis lenhosos, visando mitigar os impactos ambientais negativos associados à sua exploração descontrolada. (Redação)