Jovem albino clama por radioterapia em Nampula

Nampula (IKWELI) – Na província, região norte do país, pessoas com problemas de pigmentação de pele, também conhecidas por albinas, continuam a enfrentar desafios para ter acesso aos serviços de saúde, pois devido a sua sensibilidade ao sol, são susceptíveis a desenvolver o cancro da pele e o caminho para o tratamento transformou-se num verdadeiro martírio.

Isso porque o único aparelho de radioterapia existente na província, encontra-se avariado há mais de um ano. 

Recentemente, a maior unidade sanitária da região norte do país, localizada na província de Nampula, efectuou, com ajuda de uma missão espanhola, cirurgias destinadas às pessoas com problemas de pigmentação de pele. 

Desta campanha, três jovens foram diagnosticados com cancro já em estado avançado e necessitam de passar por sessões de radioterapia. 

Tal como é o caso de Patrício Evaristo Jorge, jovem de 18 anos de idade, que carrega na orelha uma ferida coberta por ligaduras que precisam ser trocadas com frequência, após ter sido diagnosticado pelo Hospital Central de Nampula (HCN) com um carcinoma escamoso invasor em 2024.

Evaristo Jorge tem falta de pigmentação da pele, conhecido por albinismo, nascido e criado no distrito de Lalaua na província moçambicana de Nampula. 

Seu maior inimigo sempre foi o sol, que castiga diariamente a sua pele clara desde bebé. Entretanto, foi aos 15 anos de idade que começou a notar o aparecimento de borbulhas na sua orelha e por falta de proteção adequada, ficou vulnerável ao desenvolvimento de um cancro.

“Em 2022 era uma borbulha e depois começou a crescer pouco a pouco até que piorou e infectou toda a orelha.”

Evaristo Jorge explicou que em 2024, após o diagnóstico, foi submetido à uma cirurgia e a indicação médica foi clara, iniciar o tratamento o quanto antes, com sessões de radioterapia.

“Fui operado pela primeira vez em 2024, mas a ferida continuava, voltei para ser operado este ano, mas os médicos dizem que para essa ferida curar, preciso fazer radioterapia.”

Entretanto, Evaristo teme pela sua vida, pois a máquina de radioterapia localizada na cidade de Maputo está avariada e, com ela, sua esperança de cura também parece suspensa, uma vez que a única opção é recorrer ao serviço em países como Malawi, África de Sul e Espanha.

“Mas aqui em Moçambique o aparelho não está a funcionar, tem que ser fora do país e eu não tenho condições.”

A frequentar a 7ª classe, seu sonho é terminar seus estudos e se formar como médico, para ajudar mais pessoas que estejam a passar por uma situação idêntica.

Com os olhos marejados acrescenta, “se eu melhorar, quero estudar medicina. Quero cuidar de outros como eu.”

No último dia 13 de junho, assinalou-se o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo. Uma data celebrada desde 2015, instituída em 2014 pela Assembleia Geral das Nações. Neste ano, o dia é celebrado sob o lema “Exigindo nossos direitos: Proteja nossa pele, preserve nossas vidas.”

Em Moçambique, a data é carregada de silêncio de dor e apelos não respondidos. Pois, o serviço de radioterapia inaugurado em Março de 2019, num investimento de mais de 17,2 milhões de USD do Orçamento Geral do Estado (OGE), continua sem datas para o seu funcionamento.

Quem, igualmente, corre o risco de não ver seus sonhos realizados devido a ausência do aparelho é Assane Chande, jovem de 25 anos de idade, natural do distrito de Mossuril, posto administrativo de Lunga, diagnosticado com uma lesão cancerígena na face, há sensivelmente seis meses. 

Com o rosto cabisbaixo, o jovem não consegue explicar como é que sua face chegou naquela fase. 

“Eu não sei o que aconteceu, quando dei por mim, tinha essa borbulha na minha cara.”

A coordenadora de missões médicas na organização não-governamental espanhola África Direto, Cata Lavandeira, que se encontrava na província de Nampula para uma missão cirúrgica destinada às pessoas com problemas de pigmentação de pele, explicou que a avaria da única máquina de radioterapia existente no país expõe com dureza a fragilidade do sistema de saúde moçambicano. 

Pois, sem alternativa interna, alguns pacientes mais privilegiados são encaminhados para o exterior, mas essa não é uma opção para a maioria. Para quem vem de famílias humildes e vive longe da capital, a radioterapia torna-se um sonho distante um privilégio, e não um direito. 

“É triste falar para uma pessoa de 14, 20 ou 23 anos que ainda tem sonhos que por causa do sol não vai conseguir concretizar seus sonhos. É mais triste ainda porque a única máquina que podia ajudar a salvar a vida desses jovens está avariada.”

Importa referir que no presente ano, o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo acontece num contexto de diversos apelos às autoridades para reconhecerem que a incapacidade de prevenir as mortes relacionadas com o cancro de pele em pessoas com albinismo constitui não só uma violação do direito à saúde, mas também do direito à vida. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img