Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no bairro de Ontupaia, zona 1 de Junho, fugiu após a sua esposa que nas primeiras três gravidezes trouxe a aquela residência gémeos, ter, desta última vez, dado à luz trigémeos, somando 9 filhos, no lar daquela família descrita como precária.
A História de Agira Martins, de 30 anos de idade é desoladora, ela contou ao Ikweli que ao todo tinha 10 filhos de pais diferentes e um perdeu a vida ficando já a cuidar de 9, desde o 25 de Maio último.
O marido que a abandonou não é pai de todos os seus filhos. “Os filhos não são todos dele, outros fiz com um outro homem, mas ele vive comigo faz tempo, assim ouvi que mal que ficou sabendo que dei à luz trigémeos, ele viajou a Namapa e eu estou sem saber como cuidar sozinha destes recém-nascidos.”
Outra preocupação tem a ver com as condições em que vive. “Assim é difícil, vivo sozinha nesta casa sem condições, ele me abandonou, a nossa alimentação diária tem sido graças a vizinhos que sentem pena de mim.”
Na ocasião, Agira disse que o primeiro apoio que gostaria de receber seria direcionado para o melhoramento da sua casa para abrigar os seus filhos em condições condignas.
Quanto aos recém-nascidos, Araquel, Erina e Oriana, a mãe esclareceu que nasceram saudáveis, mas precisam de maior atenção na alimentação. (Nelsa Momade)