Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de Nampula e ao fim da manha desta sexta-feira (13) foram tornados públicos os nomes dos cidadãos que vão dirigir os governos distritais nos próximos tempos.
Uma nota na posse do Ikweli, indica que foram cessados, nomeados e movimentados administradores para todos os 23 distritos de Nampula.
O documento refere que Irene Maria Mega, deixa o cargo de administradora do distrito de Nampula. Rosa Maria Jerónimo já não fica em Nacarôa, deixando o lugar para Haia Ossufo Paquile. No distrito de Murrupula, entra Salvador Talapa e sai Regina Paulino, assim como Rafael Mário Tarcísio que deixa as pastas como administrador de Ribáuè e começa que fica assumido por Daniel Joaquim Magaia.
Em Malema, Bernardino Paulo Campira será o novo administrador, em substituição de Morchido Daudo Momade, que foi movimentado para Nacala. Em Mecubúri, Leonel Majonque é o novo administrador, tirando do trono Orlando Pedro Muaevano, que vai a Meconta substituir Melchior Focas Situte, que há muito vinha clamando pela sua reforma.
Em Mossuril sai Alfredo Machaeieia e entra Élio Rosa de Oliveira Rareque, então director provincial adjunto do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral [STAE] de Nampula, pelo partido Frelimo.
Em Nacala-a-velha entra Patrício M ‘Pagai, actual primeiro secretário do partido Frelimo em Monapo, em substituição de Maria Noventa Victor, que vai ao distrito de Rapale.
Já em Larde, Felisberto Momade Ali deixa as pastas para Manuel Salimo Amisse Manussa que exercia a função de administrador no distrito de Eráti. Para Ilha de Moçambique, Josina Emília Assane Taipo é a nova cara. Angoche, o distrito que ficou por muito tempo sem administrador, agora contará com Maurício Mutolino. Em Mogovolas, Felisberta Armando Joaquim, foi a confiada para dirigir os destinos daquele distrito e Emanuel Dias Albertino José Impissa rumou para Monapo.
Manuel João Cintura, administrador de Memba, é o único administrador que não foi mexido. (Redação)